Participantes

Estarão presentes mídias independentes, jornalistas, artistas, produtores de conteúdo, ativistas e coletivos que desafiam o discurso hegemônico com novas formas de ver, sentir e narrar o mundo em um espaço plural e diverso de intercâmbio de saberes e experiências.

[em atualização]

Alberto Pereira Jr

Banca Digital | Brasil

É jornalista e roteirista e diretor de TV. Atualmente, é head de jornalismo na Banca Digital, empresa pioneira no agenciamento de páginas de entretenimento e humor nas redes sociais. Trabalhou seis anos no Grupo Folha e atua há uma década no mercado de audiovisual. Desenvolveu e participou de projetos para Multishow, Globoplay, MTV, TV Cultura e para a plataforma global de cultura afrourbana Trace. Homem negro e gay, vive com HIV há 15 anos e usa suas redes sociais para comunicar conteúdo sobre diversidade e direitos humanos.

Alejandro Valdez Sanabria

El Surtidor | Paraguay

Ele é designer de produto e cofundador do El Surti, um veículo de jornalismo nativo digital que busca empoderar comunidades por meio da criação de informações acessíveis que fomentem a participação pública. Com o El Surti, recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio Gabo de Inovação. É membro da Society for News Design e bolsista do programa Polis JournalismAI Innovation da London School of Economics. Colabora regularmente como mentor de mídia na América Latina e participa como palestrante convidado em universidades e programas da indústria.

Alejo Fraile

Mapa de la Policía | Argentina

Criador de conteúdo e programador no Mapa da Polícia. Seu trabalho se concentra em destacar a violência policial por meio de conteúdo audiovisual, reconstituições e desenvolvimento de plataformas digitais.

Alexandre De Maio

Salve Games | Brasil

Editou a revista de Hip-Hop Rap Brasil, durante 10 anos e atualmente é sócio do portal Catraca Livre. Já lançou seis livros e também assinou a direção de animação do filme AmarElo do Emicida, na Netflix. Em 2023, entrou de cabeça no universo dos games e fundou a Salve Games, sua própria desenvolvedora. Desde então, já lançou cinco jogos com pegada cultural e social, como Zumbi dos Palmares e Sonho Trapstar.

Alvaro Delgado

Comunicador | Uruguay

Comunicador e produtor cultural. Ativista da Casa Wang e do Imaginario 9.

Ana Aranha

Repórte Brasil | Brasil

Seu trabalho como jornalista e documentarista renderam 18 prêmios. Dirigiu os documentários “Relatos de um Correspondente de Guerra na Amazônia”, que levou o 40º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, e “Slaves To Fashion”, pela Al Jazeera. Assina produção executiva e roteiro do documentário “Jaci – Sete Pecados de Uma Obra Amazônica” vencedor do prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo. É responsável por diversos curtas e investigações especiais na Repórter Brasil, onde foi chefe de redação entre 2015 e 1019. Foi repórter da Agência Pública e revista Época e publicou em El Mundo e The Guardian. 

Andrés López

Comunicador | Colombia

Assessor de comunicação da presidência colombiana durante o governo de Gustavo Petro, ele defendeu a mídia comunitária alternativa e digital do país por meio da estratégia de “mídia em rede”.

Bárbara Milano

Design Ativismo SENAC | Brasil

Bárbara Milano (1987) é mulher, sapatão, latina. Vive em São Paulo e atua como artista visual, ativista, pesquisadora e professora no Senac Scipião (Design e Ativismo). Mestre em Artes pela UNESP (2022) com a pesquisa-ação Fotografia-Ritual. Nos últimos anos participou da residência Pivô Pesquisa (Brasil) e exposições por instituições como Roubin Foudation (EUA) e Kunstmuseum (Alemanha). Alguns de seus trabalhos de arte compõe a plataforma “Arquiva Prática Social Feminista Latinoamericana” (México).

Beatriz Monteiro

 Instituto Vladimir Herzog | Brasil

Graduada em Jornalismo pela Universidade Paulista (2023), foi estagiária na Agência Pública de Jornalismo Investigativo, repórter na Pauta Periférica e produtora do Festival CultCom, evento de cultura e comunicação em parceria com o Sesc. Hoje atua como Assistente na área de Jornalismo e Liberdade de Expressão do Instituto Vladimir Herzog.

Bruno Martin

 hacklab/ | Brasil

Diretor de tecnologia na hacklab/, onde lidera o desenvolvimento de soluções digitais inovadoras com base em software livre, Soberania Digital e Governança Colaborativa. Especialista em Arquitetura de Soluções e metodologias ágeis de planejamento e gestão, atua na criação de ferramentas que fortalecem processos democráticos e coletivos. Usuário de Linux desde o século passado e colaborador em diversos projetos de código aberto, é também ativista da Cultura Digital e hacker na Mídia NINJA. Fora do universo tecnológico, cultiva suas raízes como capoeira, batuqueiro e brincante das culturas populares.

Bruno Weis

Tinta | Brasil

É jornalista brasileiro, especializado em comunicação estratégica, que trabalhou para organizações da sociedade civil nos últimos vinte anos em defesa dos direitos dos povos indígenas, comunidades tradicionais e da proteção ambiental. Atualmente é gerente de comunicação da TINTA.

Camila Modanez

Barão de Itararé | Brasil

É pós graduanda em estratégia e liderança política na FESPSP, pesquisadora integrante do Grupo de Trabalho em “Estratégia, Dados e Soberania” do GEPSI UnB. É conselheira do Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé” e atua profissionalmente como consultora de mobilização digital em campanhas eleitorais do campo progressista na América Latina.

Carlos Cano

Festivales Solidarios | Guatemala

Fotodocumentarista da Festivales Media e co-fundador da Festivales Solidarios. Antifascista apaixonada pela memória na América Central.

Carolina Dantas

InfoAmazônia | Brasil

Editora da InfoAmazonia e jornalista ambiental desde 2015. Anteriormente, trabalhou na Folha de S.Paulo, Globo e Grupo RBS. Em 2022, recebeu o título de alumni do Departamento de Estado dos EUA na área de mudanças climáticas.

Catalina Galeano

Caracolas Podemos | Colômbia

Historiadora, mestranda em cuidados e gênero com perspectiva latino-americana. Caminhante do feminismo popular e comunitário. Integrante da coletiva CARACOLAS e de seu movimento social e político EN RED PODEMOS e MAC. Participante ativa da Guarda Feminista Comunitária.

Catalina Navarro

Volcánicas | Colômbia

Feminista e jornalista colombiana radicada na Cidade do México, é cofundadora e diretora da revista de jornalismo feminista latino-americana Volcánicas e fundadora e diretora da escola para criadoras digitais feministas, Creadoras Camp. É colunista do jornal El Espectador desde 2008. Seu trabalho como jornalista foi publicado em jornais internacionais como The Guardian e The Washington Post. Em 2019, publicou os livros “Las mujeres que luchan se encontran” (Mulheres que Lutam se Encontram) e, em 2024, “Deseada: Maternidade Feminista”, ambos pela Grijalbo Publishing.

Cristina Llumipanta

Cholitas da Babilonia | Equador


Equatoriana, residente no Brasil desde 2015. Cineasta, videomaker e arte-educadora. Integra os coletivos audiovisuais Quitus e Lente Sob Barreiras, nos quais atua como diretora de fotografia e editora. Em 2020, dirigiu o curta Deep Blue, pelo projeto Curta em Casa do Instituto Criar. Em 2022, seu curta-metragem “O canto do povo Kaxinawá” foi um dos vencedores da mostra audiovisual “Qual é o seu Legado?” do Museu da Pessoa e está disponível na Globoplay. Trabalhou em filmes contemplados pelo Programa VAI, Lei Aldir Blanc, PROAC e SESC. Entre seus trabalhos como assistente de fotografia, destacam-se a websérie Ventos do Peabiru e o curta-metragem Roubar um Plano. Atualmente, está trabalhando como diretora no documentário “Sapikuna”, que significa “raízes” em kichwa e foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG).


David Palmar

Mullo TV| Colômbia


Jornalista, cineasta e curador, é Coordenador Geral da MulluTV. Atua em cinema, jornalismo, fotografia e incidência cultural.

Denilson Cadête

Seremos Resistencia | Brasil

Pernambucano de 26 anos, é comunicador e criador dos perfis @opretopode e @seremosresistencia. Juntos, os perfis somam quase 2 milhões de seguidores e, nos últimos 30 dias, registraram mais de 400 milhões de visualizações, consolidando Denilson como uma das vozes mais influentes da internet. Há mais de 6 anos, ele disputa narrativas nas redes sociais, promovendo debates, conscientização e engajamento em temas políticos, culturais e sociais que impactam a população. Denilson se destaca por transformar a comunicação digital em uma ferramenta de mobilização e representatividade, mostrando que é possível unir entretenimento, informação e ativismo de forma potente e relevante.


Érica Vanzin

MST | Brasil

Coordenação nacional da comunicação do MST, assentada da Reforma Agrária e formada em pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Euge Murilo

Passamos Todes | Argentina

É jornalista e ativista lésbica. Coapresenta e produz o programa de streaming Pasamos Todes. Escreve semanalmente no suplemento feminista do jornal Página/12, Las12, e no meio digital LatFem. Integra o coletivo CRI e a Columna Mostri.

Gabriela Kletzel

Fundação Heinrich-Böll | Brasil

Coordena o Programa de Democracia e Direitos Humanos do Escritório da Fundação Heinrich-Böll para Argentina, Paraguai e Uruguai. De 2020 a 2023, atuou como Diretora Nacional de Assuntos Jurídicos Internacionais na Secretaria Argentina de Direitos Humanos e, posteriormente, como consultora especializada da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e do Centro de Justiça e Direito Internacional. Anteriormente, liderou a Equipe de Trabalho Internacional do Centro de Estudos Jurídicos e Sociais (CELS) e foi membro do Comitê Executivo do Grupo de Contencioso Estratégico da Rede Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Também atuou como advogada no Departamento de Contencioso e Defesa Jurídica e na Equipe de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais do CELS. Gabriela ministra cursos sobre direito internacional dos direitos humanos na Argentina e no exterior.

Gustavo Faleiros

Pulitzer Center | Brasil

Diretor de investigações ambientais do Pulitzer Center, onde coordena a Rainforest Investigations Network (RIN). Jornalista ambiental baseado em São Paulo, é especialista em jornalismo de dados e media trainer. Fundou a InfoAmazonia em 2012 e foi editor do site O Eco. Atuou no Valor Econômico, na Earth Journalism Network e foi Knight Fellow pelo ICFJ. Mestre pelo King’s College London e bacharel pela PUC-SP, já colaborou com Nature, Scientific American, The Guardian, Revista Piauí e Folha de S.Paulo.

Henrique André

Design Ativista | Brasil

É escritor, poeta e contador de histórias. Nascido em São Paulo e criado em Petrolina, Pernambuco, sua trajetória é marcada pela conexão entre memória, ancestralidade e narrativa, elementos que compõem sua escrita sensível e potente. Autor do livro de poesias MarMinino e do infantil O Mundo de Ocikomo, suas obras transitam pelo afrofuturismo, pela literatura infantil e pelo resgate de histórias que ecoam vozes e culturas negras. Na coluna do Design Ativista da Mídia NINJA, Henrique explora temas como identidade, arte, resistência e a importância das narrativas negras no presente e no futuro, sempre com um olhar atento às potências e às urgências sociais.


Inaiá Misnerovicz

MST | Brasil


Estudante de Jornalismo na PUC-SP, atuando na militância junto ao MST, fortalecendo a luta popular através da comunicação e das redes sociais.

Iniquilipi Chiari-Lombardo

TV Indígena | Panamá

É do povo Guna, do território de Gunayala, no Panamá, e fundador do Congresso Geral da Juventude Guna. Também é fundador da TV Indígena, uma plataforma digital que difunde a cultura indígena e narrativas a partir da perspectiva dos povos no Panamá e na América Latina.

Josefina González

Activista Transfeminista | Uruguay

Formada em Ciências da Comunicação pela UdelaR – Universidade da República. É mestranda em Ciências Humanas, com ênfase em Estudos Latino-Americanos, pela Faculdade de Ciências Humanas e da Educação da UdelaR – Universidade da República. É ativista transfeminista. De 2018 a 2019, foi uma das porta-vozes da Campanha Nacional por uma Lei Integral para Pessoas Trans. Desde 2006, atua na concepção, promoção e implementação de normas e políticas públicas que garantam os direitos das pessoas de origem dissidente de gênero, com foco especial nas identidades trans. É membro da Plataforma Sindical Trans.

Juan Zapata

Wayka | Peru

Jornalista peruano especializado em cobertura de conflitos sociais, direitos humanos e defesa territorial. Desde 2018, integra a equipe Wayka, onde atua como fotojornalista, videomaker e editor. Também colaborou com veículos de comunicação peruanos como El Foco, Hildebrandt en sus Trece e La República, além de veículos internacionais como El Salto Diario (Espanha) e Enfant Terrible (Argentina), além de organizações de direitos humanos, concentrando seu trabalho em narrativas fotográficas e audiovisuais em contextos de crise política e mobilização social. Também documentou casos de extrativismo e violações em áreas rurais e amazônicas, dando visibilidade a comunidades e lideranças ameaçadas por organizações ligadas a atividades ilícitas. Seu trabalho combina presença de campo com uma perspectiva crítica do jornalismo independente.


Kamila Camilo 

Instituto Oyá | Brasil

Empreendedora social negra e brasileira, dedicada a conectar grandes organizações a movimentos de base para impulsionar ações climáticas de impacto. Como fundadora do Instituto Oyá e da iniciativa Creators Academy, ela lidera uma rede de 120 influenciadores que alcançam mais de 12 milhões de pessoas no Brasil. Atualmente, Kamila integra os conselhos dos Institutos Talanoa e Igarapé, promovendo políticas climáticas e estratégias de segurança pública, além de colaborar com a GainForest para impulsionar soluções climáticas baseadas em dados e IA.

Karoline Guimarães

Instituto Vladimir Herzog | Brasil

Jornalista, graduada pela Universidade Paulista (UNIP), e Máster en Producción Periodística y Audiovisual pela Universidad de A Coruña, Espanha. Possui experiência com criação de conteúdo estático e audiovisual para portais de notícias e redes sociais. Atualmente integra a equipe de comunicação do Instituto Vladimir Herzog como assistente. 


Lays Furtado

MST | Brasil


Comunicadora popular do MST, mestranda em Comunicação pelo PRONERA na UFMA, graduada em Antropologia e Diversidade Cultural Latino-Americana pela UNILA

Linda Criollo

Comunicadora | Colombia

Economista, mestre em Gestão de Projetos, produtora e gestora cultural. Ativista de mídia da organização Incorruptibles Colombia. Foi coordenadora de comunicação do programa presidencial “Sons para a Construção da Paz” e coordenadora de comunicação do governo do presidente Gustavo Petro.

Livia Lie

350.org América Latina | Brasil


Tenho 19 anos de atuação na área de comunicação, atuo como head de produtos digitais e impulsionando campanhas e estratégias de mobilização pela justiça climática pela web. Acredito no poder coletivo e na comunicação para transformar realidades e ampliar a voz das comunidades em defesa do planeta.

Lucas Barbosa

Comunicador | Brasil

Ativista e defensor dos Direitos Humanos. Possui graduação em Comunicação e Multimeios pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2022). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da comunicação, estética e imagens políticas. Atuou como pesquisador na Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade do Instituto de Estudos Avançados da USP com coordenação do Professor Muniz Sodré. Foi membro do conselho gestor da Rede Narrativas de profissionais de comunicação de causas. Coordenador executivo de comunicação no Instituto Vladimir Herzog.


Lucas Estanislau

Brasil de Fato | Brasil


Jornalista. Foi repórter, correspondente na Venezuela e hoje está na coordenação de jornalismo do Brasil de Fato.

Lucía Ixchíu

BILM | Guatemala

Mulher maia k’iche, artista, gestora cultural, cantora, jornalista comunitária, arquiteta, curadora de arte comunitária, contadora de histórias indígenas e diretora de cinema. Nascida em Totonicapán, Guatemala, é pioneira e criadora de obras sobre arte e a crise climática desde 2013 e ativista cultural comunitária desde os 11 anos de idade. Tornou-se ativista e jornalista devido ao massacre da Cúpula do Alasca, em 4 de outubro de 2012, perpetrado pelo exército guatemalteco contra líderes indígenas do movimento estudantil de Totonicapán. É coordenadora indígena do BILM e coordenadora de advocacy internacional dos Festivais Solidários.

Marcos Ramirez

Produtor Cultural | Argentina

Produtor cultural, comunicador e músico de Formosa, Argentina, com mais de 20 anos de experiência em gestão artística e produção de festivais. É fundador do selo, produtora e plataforma de networking musical Mamboretá Psicofolk, com a qual lançou mais de 20 álbuns e promoveu turnês, ciclos de shows e projetos de networking musical na Argentina, Paraguai e Brasil para artistas de todo o continente e da Espanha. Integrante de redes como MMF Latam, Jopoi Música e Formúsica, participou de mercados como MICA, FIMPRO, Rock al Parque e Circulart, criando uma ponte cultural do Litoral Argentino para o mundo.


María Alejandra Salinas Quiroga

Oxfam | Bolívia

Comunicadora feminista boliviana com experiência no setor público e em organizações sociais. Trabalhou com economia, justiça climática e igualdade de gênero, contribuindo para campanhas e projetos. Seu interesse é tecer narrativas coletivas que fortaleçam a voz dos povos e movimentos sociais na Bolívia e na região.

Maria Darrigo

Pulitzer Center | Brasil

Maria Darrigo é Gerente de Programas de Educação para a América Latina do Pulitzer Center e trabalha com projetos de gestão de recursos naturais e desenvolvimento regional há 15 anos. A maior parte de seu trabalho foi realizada na Amazônia, com foco em educação, meio ambiente, mudanças climáticas, qualidade de vida da população local e implementação de políticas públicas. Maria se juntou a algumas importantes ONGs internacionais no Brasil, trabalhando com campanhas, advocacy e engajamento com diversos atores, como governo, lideranças indígenas e outros. Além disso, trabalhou para o governo do Amazonas, coordenando ações para o desenvolvimento regional de áreas de fronteira, especialmente entre Peru, Colômbia e Brasil. Também é pesquisadora com foco em conservação florestal, políticas públicas e desenvolvimento regional.

Marilene DePaula

Fundação Heinrich Böll | Brasil

Coordenadora de Programas da Fundação Heinrich Böll, escritório Brasil, na área de Direitos Humanos e Democracia. É historiadora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em gênero e questão racial.

Marta Dillon

Pasamos Todes | Argentina

Marta Dillon é jornalista, escritora e ativista transfeminista. Dirigiu o suplemento feminista do jornal Página12, Las12, por mais de 20 anos. Inicialmente, dirigiu também o suplemento de diversidade sexual do mesmo jornal, Soy. Atualmente, apresenta o Pasamos Todes, um serviço de streaming transfeminista e dissidente sexual, e é colunista do eldestapeweb.

Mateus Borges

Instituto Vladimir Herzog | Brasil

Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP), correspondente em Itaquera pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias, possui experiência na produção de conteúdo para mídias sociais, atualmente faz parte do time de comunicação do Instituto Vladimir Herzog.

Michael Alvarez

Fundação Heinrich-Böll | Brasil

Desde maio de 2023, inaugurou e administrou o escritório de Buenos Aires para Argentina, Paraguai e Uruguai. De agosto de 2014 a março de 2023, foi porta-voz da Fundação para a Imprensa. De janeiro de 2008 a julho de 2014, inaugurou e administrou o escritório internacional da fundação para o Cone Sul, em Santiago, Chile. No início de agosto de 2014, retornou à sede da HBS em Berlim. Desde julho de 1997, foi porta-voz da Fundação Heinrich Böll, Berlim.
Anteriormente: Fundação Heinrich Böll, Colônia, jornalista permanente/freelancer, freelancer (para os serviços em alemão e espanhol da Deutsche Welle e Deutschlandfunk, Colônia) e comunicações.


Micoli Cerqueira

| Brasil

Mulher negra, nascida e residente em Parelheiros, graduanda em Psicologia, atriz,  comunicadora, estudante de audiovisual, produtora e ativista cultural.Anteriormente: Fundação Heinrich Böll, Colônia, jornalista permanente/freelancer, freelancer (para os serviços em alemão e espanhol da Deutsche Welle e Deutschlandfunk, Colônia) e comunicações.

Mijail Miranda Zapata

Muy Waso | Bolívia

Jornalista e produtor multimídia boliviano autodidata, é cofundador e diretor editorial da Muy Waso, onde também promove Fundos de Apoio à Produção Jornalística por Mulheres e à Diversidade. Foi responsável pelo design e criação de jogos de tabuleiro e experiências gamificadas para comunicação e produtos jornalísticos. Foi bolsista de instituições como DW Akademie, TEDIC e o Festival Gabo, entre outras. Seus livros de ficção, não ficção, ensaios e poesia foram publicados em diversas plataformas bolivianas e internacionais.

Mitzy Cortez

Hackeo Cultural | México

Defensora da justiça territorial e climática, ela faz parte da equipe #HackeoCultural e usa a comunicação e a educação popular como ferramentas para uma mudança sistêmica na região de #Milpamérica.


Monyse Ravena

Brasil de Fato | Brasil


Jornalista, doutora em história social e atualmente na coordenação de jornalismo do Brasil de Fato.

Naira Wayand

Oxfam Brasil | Brasil

Petropolitana, sobrevivente e deslocada climática do evento extremo de Petrópolis (2022), especialista em sustentabilidade e mudanças climáticas, pesquisadora em deslocamento, raça e interseccionalidades na RIPERC, é docente da Disciplina de Emergência e Justiça Climática na PUC-MG, fundadora do Instituto DuClima e Coordenadora de Justiça Climática e Amazônia da Oxfam Brasil.

Natalia Ospina 

La Liga Contra el Silencio | Colômbia

Artista visual e especialista em economia, atua na interseção entre meios independentes, gestão cultural e comunicação para o impacto social. É Líder de Inovação e Projetos Especiais na La Liga Contra el Silencio, referência em jornalismo colaborativo na Colômbia, dedicada a enfrentar a censura e contar histórias silenciadas. Trabalhou em meios como El Malpensante e Mutante, unindo design e gestão editorial, e foi diretora de operações no estúdio de comunicação Camino. Sua trajetória combina sensibilidade artística, visão estratégica e inovação, criando projetos que conectam criatividade e missão social para transformar as formas de narrar o público.

Nicolás Perrupato

Revista Crisis | Argentina

Professor e pesquisador, editor da revista Crisis.

Paula Bianchi

Repórter Brasil | Brasil

É jornalista com foco em direitos humanos e meio ambiente. Editora na Repórter Brasil, já passou por veículos como Agência Pública, Intercept Brasil e Folha de S.Paulo. Ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2022 na categoria produção jornalística em texto, é Jornalista Amiga da Infância pelo Andi, turma de 2021, Women Journo Heroes 2019, pela International Women’s Media Foundation e menção Honrosa do Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos de 2016.


Poka Nascimento

Oxfam | Brasil

Mulher preta, nascida no Jardim São Luiz, extremo Sul de São Paulo. Graduada em Comunicação Social pela Unesp com pós-graduação em Comunicação Digital pela ECA/USP. Em 17 anos de carreira, passou por agências de publicidade de marketing atuando com redes sociais, conteúdo e planejamento. Desde 2013 trabalha com comunicação de causas, com passagens pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo, Conectas, Instituto Unibanco e também pela Oxfam Brasil.

Quya Reyna

Jornalista | Bolívia

Reyna Maribel Suñagua Copa é escritora e comunicadora social. Estudou Comunicação Social na Universidade Mayor de San Andrés e foi membro do grupo indianista-katarista Jichha e da escola Las Martinas. Em 2022, publicou seu livro de crônicas “Los niños de Goni”, que narra sua infância em El Alto durante a Guerra do Gás de 2003. Sua obra, crítica e autobiográfica, foi apresentada em feiras de livros na Bolívia e na América Latina. Atualmente, reside em Santa Cruz e colabora com a mídia nacional e internacional enquanto prepara a terceira edição ilustrada do livro.

Raquel Palomino

Wayka | Peru

Jornalista, ativista, defensora dos direitos humanos e comunicadora natural de Ayacucho. Possui mestrado em Sociologia com ênfase em Estudos Políticos pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos e bacharelado em Jornalismo. Sua experiência profissional em jornalismo começou na Argentina e, posteriormente, no Peru, onde trabalhou em comunicação social para organizações da sociedade civil e estatais de direitos humanos. Atualmente, é uma das editoras da Wayka.


Richard Wera Mirim

Mídia Guarani Mbya | Brasil

Cineasta, fotógrafo e comunicador Guarani Mbya da Terra Indígena Jaraguá. Criador da Mídia Guarani Mbya, dedica seu trabalho à valorização da memória, da arte e da luta do povo Guarani.

Sâmia Teixeira

Instituto Vladimir Herzog | Brasil

Jornalista com 15 anos de experiência, sendo 10 anos dedicados à comunicação sindical e popular, produzindo e coordenando conteúdos e projetos sobre questões sociais, direitos humanos, a vida periférica e a crise migratória. No IVH, integra a equipe de comunicação institucional.

Sarah Mascarenhas

Hora do Sabbat | Brasil

Jornalista de rádio e empreendedora cultural. Criadora do programa Hora do Sabbat e do podcast DDD – Detalhes do Disco Dela, atua no fortalecimento da representatividade feminina na música e na comunicação. Foi premiada como Melhor Locutora do Ano no WME Awards de 2023 e conquistou o terceiro lugar na categoria Melhor Podcast de Música no Prêmio MPB de 2024, consolidando-se como referência na mídia independente e diversa.

Ribeiro Iñahuazo

Cholitas de Babilonia | Equador- Brasil

Comunicadora e artista visual, indígena andina da região do Rio Calvas, no Equador, também com raízes na Bahia, Brasil, ela trabalha para ampliar a visibilidade dos povos indígenas em contextos urbanos e de comunidades transfronteiriças em movimento no Brasil. Ela integra o Coletivo Cholitas da Babilônia, a AYNI – Articulação Andina de Povos Indígenas em Mobilidade e o Coletivo Solos, onde foi curadora e produtora da Revista Parenteses, publicação dedicada à reportagem independente sobre povos indígenas em resistência ao etnocídio. Sua prática articula comunicação, arte e memória para fortalecer o reconhecimento, a autonomia e a circulação de narrativas indígenas contemporâneas em diferentes territórios.



Tainata Modesti

Oxfam Brasil | Brasil


Formada em Relações Internacionais (USP), pesquisadora da área ambiental e climática, com experiência profissional na elaboração e monitoramento de projetos e políticas em direitos humanos e direitos socioambientais no setor público e no terceiro setor. Atua como Analista de Projetos de Justiça Climática e Amazônia na Oxfam Brasil.

Vanessa Oliveira

Jornalista | Brasil

Jornalista, finalista do Prêmio Jabuti 2021 pela coorganização do livro “De Bala em Prosa: vozes da resistência ao genocídio negro” (Editora Elefante, 2020); coorganizadora e autora do livro “Entre a utopia e o cansaço: pensar Cuba na atualidade” (Ed. Elefante, 2024). É doutora em Ciência da Informação e da Comunicação pelas universidades Paris VIII e UFABC, pesquisadora afiliada ao Instituto Alameda e ao projeto de extensão Realidades Latino-Americanas (UNIFESP), além de professora nos cursos de Jornalismo das Universidades Mackenzie e PUC-SP.

Valber da Gama

Rádio Nacional dos Povos | Brasil

Jaguaretê Karirí Sapuyá
Filho de Pai Indígena e Mãe Quilombola
Gestor e Educador Ambiental, Pós graduado em Ecologia.
Comunicador corresponde da CONAQ na Bahia
Articulador de parcerias na Rádio Nacional dos Povos

Victoria Verrastro

Media Red | Uruguay

Graduada em Comunicação Organizacional. Professora. Ativista.
Cofundadora e gestora da Media Red.


Vitor Romenior

MST | Brasil


Integrante da Frente de Rádio do MST e graduando em Educomunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).