Enem 2024: 4,3 milhões de estudantes fazem o exame nacional neste domingo
Os portões fecham às 13h, e a prova começa às 13h30. Os participantes devem conferir seu local de prova no Cartão de Confirmação, disponível na Página do Participante.
Neste domingo (3), mais de 4,3 milhões de candidatos farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os portões fecham às 13h, e a prova começa às 13h30. Os participantes devem conferir seu local de prova no Cartão de Confirmação, disponível na Página do Participante.
O primeiro dia do exame terá 90 questões, divididas em linguagens (língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da redação. A redação representa 20% da nota e deve ser um texto dissertativo-argumentativo.
Os candidatos devem levar uma caneta preta transparente e um documento de identificação. É permitido levar o Cartão de Confirmação (opcional), lanches e água. Itens proibidos, como celulares e relógios, devem ser guardados no porta-objetos, desligados e sob a carteira. Bebidas alcoólicas, cigarros e armas também são vetados.
A correção do gabarito será feita pelo SAS Educação em parceria com o Colégio Ari de Sá e estará disponível na CNN a partir das 19h. Já o gabarito oficial sairá no portal do Inep até 20 de novembro, e o resultado final, em 13 de janeiro de 2025.
O Enem utiliza o método de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia não só a quantidade de acertos, mas também a dificuldade e o acerto casual. Com a nota, os candidatos podem se inscrever no SiSU para universidades públicas, no ProUni para bolsas de estudos em instituições privadas e no Fies para financiamento estudantil. Além disso, 35 universidades em Portugal aceitam a nota do Enem.
Neste ano, 60,6% dos candidatos são mulheres e 39,4% homens. A maioria dos inscritos se identifica como parda (1,8 milhão), branca (1,7 milhão) ou preta (533 mil). Os participantes vêm majoritariamente de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
O Enem deste ano mobiliza uma logística complexa: serão 9 milhões de provas em 140 mil salas em 1.753 municípios, com mais de 300 mil colaboradores, garantindo acessibilidade e segurança na aplicação do exame. Para 2025, o MEC prevê implementar o Novo Enem, que incluirá questões discursivas ligadas à área de interesse do candidato.