A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) completa 74 anos e, mais do que celebrar, o Brasil está no momento de fazer um balanço dos retrocessos vividos nos últimos quatro anos, refletir sobre os desafios e propor ações para o futuro. Para isso, o Movimento Nacional de Direitos Humanos em Minas Gerais realiza nos dias 9 e 10 de dezembro o Encontro da Rede de Direitos Humanos de Minas Gerais, que é aberto ao público e tem inscrições gratuitas.

O encontro será em Belo Horizonte e tem uma vasta programação feita de forma colaborativa, com momentos de trabalho, troca de saberes e intervenções culturais.

Começa na manhã do dia 9 com mística de abertura, conferência sobre o Sistema Nacional de Direitos Humanos, grupos de trabalho, reunião do Fórum Estadual de Direitos Humanos e momentos culturais.

O sábado, dia 10, é dedicado à celebração e aprovação da Carta-Manifesto que será escrita durante o encontro e atualiza a agenda de lutas no campo dos direitos humanos para o próximo quadriênio. Também haverá um momento comemorativo com homenagem a defensores e defensoras dos direitos humanos que foram destaques em 2022.

Mais de 60 entidades representativas já estão confirmadas, entre elas UFMG, MST, representantes de povos indígenas, quilombolas, da comunidade LGBTQIAP+, entre várias outras.

O evento conta também com colaboração dos articuladores e articuladores do MNDH/MG e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; Conselho Regional de Psicologia (CRP-MG), Sindicato dos Trabalhadores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal do Estado de Minas Gerais (Sindsep-MG); e do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (Cress-MG).

O encontro acontece na Escola Superior Dom Hélder Câmara, na R. Álvares Maciel, 628, Santa Efigênia, Belo Horizonte.

As inscrições para participar podem ser feitas pelo link: forms.gle/wCf3XY8pXWeyAkvFA