Empresa social em São Paulo, produz e doa máscaras para a periferia da cidade
A Ideia Crua, confecção e estamparia parceira que produz as peças da Loja Ninja, inicia produção de máscaras para prevenção do Coronavírus. Após acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde e estudar diversas informações e recomendações de utilização, confecção e higienização das peças descartáveis e reutilizáveis a empresa produzirá mascaras de tecidos. “Somos uma empresa […]
A Ideia Crua, confecção e estamparia parceira que produz as peças da Loja Ninja, inicia produção de máscaras para prevenção do Coronavírus.
Após acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde e estudar diversas informações e recomendações de utilização, confecção e higienização das peças descartáveis e reutilizáveis a empresa produzirá mascaras de tecidos.
“Somos uma empresa da periferia e com a situação atual, sabendo das dificuldades das favelas onde todo esse problema se agrava ainda mais, não podemos deixar de exercer nossa empatia e decidimos nos posicionar para trazer soluções.. Como pequena empresa fomos muito impactados com a queda das vendas, então estudamos uma solução que fosse viável e dentro do nosso propósito de fortalecer a comunidade, como não temos condições de fazer apenas doações, montamos um kit para venda, onde parte do investimento nos possibilita fazer doações as favelas da nossa região” – Amanda Santos, Gestora de Projetos.
As máscaras reutilizáveis estão sendo vendidas em kits com 4 unidades no valor de R$25,50 acompanhadas com modo de uso e instruções de higienização. A cada kit vendido serão doadas 2 mascaras descartáveis para comunidades na periferia de SP.
“As doações serão de máscaras descartáveis, pois estamos levando em consideração que muitas comunidades estão sem água para fazer a higienização corretamente.”
Com relação a efetividade de proteção das máscaras reutilizáveis, Amanda afirma que é muito importante seguir corretamente as instruções enviadas junto com o produto, para que não diminua a sua eficácia ou coloque em risco a sua saúde.
Recomendações gerais:
1- A utilização das máscaras reutilizáveis são para pessoas saudáveis que desejem utilizar como prevenção. Não devem ser utilizadas em ambiente hospitalar.
2- As máscaras reutilizáveis devem ter pelo menos duas camadas, assim formando uma barreira de proteção, que diminuem o risco de contaminação pelas vias respiratórias. Em estudo recente foi divulgado que elas protegem pelo menos 50% se seguido corretamente as instruções de uso e higienização.
3- Trocar a máscara a cada 2 horas, ou antes se ela estiver úmida, assim evitando a proliferação de bactérias.
Recomendações de higienização:
1- Lavar as máscaras antes da primeira utilização. Elas devem ser lavadas com sabão neutro e secar ao sol normalmente, não utilizar alvejantes e passar a ferro 150° para esterilização.
Como a campanha teve ótima aderência, acabou gerando uma nova ação sugerida pelos empreendedores que a ideia Crua atende, para ajudar a ampliar as doações e custear parte do valor de fabricação das máscaras descartáveis.
“Fiquei muito feliz com o apoio que recebemos nas redes sociais, em grande parte nossos clientes, que estavam se sentindo desconfortáveis em não poder ser mais ativos com toda essa situação atual. Foi muito gratificante saber que viram na Ideia Crua uma oportunidade de somar forças e ampliar o atendimento aqueles que estão mais necessitados”
Era uma ação pequena inicialmente, é o que iriamos conseguir fazer por nossa conta. Mas em um dos contatos que recebemos, uma das nossas clientes sugeriu abrir também no site a opção de cotas de apoio, onde as pessoas possam fazem compra de uma cota mínima para custear parte das máscaras descartáveis e nós ficamos responsáveis pela produção e distribuição as comunidades e projetos sociais quem tem nos procurado pedindo auxilio. A cota mínima de apoio para ampliar as doações é de R$15,00 para dez máscaras descartáveis que pode ser comprada pelo site da Ideia Crua.
E como deve ser a confecção e utilização das máscaras descartáveis? “Estamos seguindo as orientações que o SENAI disponibilizou online para confecção das máscaras descartáveis e a utilização recomendada é como as das máscaras compradas em farmáciais, que atualmente estão esgotadas.”