Emoções à flor da pele: os jogos das quartas de final da Copa do Mundo Feminina começam nesta quinta-feira
As oitavas de final, que terminaram na terça, foram marcadas pela queda de equipes consideradas favoritas
As oitavas de final, que terminaram na terça, foram marcadas pela queda de equipes consideradas favoritas
Por Grace Ketly Barbosa da Silva Lima
Várias seleções favoritas ainda estão na disputa pela glória de segurar o troféu, mas, como a imprevisível fase de grupos mostrou, uma “zebra”pode acontecer este ano. As atuais campeãs número 1 do ranking, os EUA, não estão mais no torneio, e o mesmo vale para as campeãs olímpicas e 7º lugar no ranking FIFA, o Canadá.
Oito seleções chegam às quartas de final da Copa do Mundo Feminina da FIFA™: são cinco seleções europeias, uma da Ásia, uma da América do Sul e a anfitriã Austrália. Quais times conseguirão sair vitoriosos para avançar à próxima etapa? Quais jogadoras serão as heroínas do momento? Uma coisa é fato: passados os confrontos das oitavas de final, é certo que esta Copa do Mundo, definitivamente, terá um novo vencedor.
Lista de Países Classificados para as Quartas de Final
- Espanha
- Japão
- Holanda
- Suécia
- Inglaterra
- Austrália
- Colômbia
- França
Calendário Das Quartas de Final
Com a chave das oitavas pré-determinada pela Fifa antes do torneio, já sabemos o caminho de cada equipe até a final. Os dois primeiros vencedores das quartas de final se enfrentarão em uma semifinal, enquanto os outros dois vencedores dos confrontos se encontrarão na segunda semi.
Holanda x Espanha
Horário: 22h – horário de Brasília
Quando: Quinta – 10 De Agosto
Local: Wellington Regional Stadium, Wellington
A Espanha começou o torneio com duas vitórias dominantes, na fase de grupos, batendo Costa Rica por 3 a 0 e Zâmbia por 5 a 0. Mesmo com a surpreendente derrota por 4 a 0, para o Japão, Las Rojas garantiram sua vaga nas quartas de final com uma vitória maiúscula, por 5 a 1, sobre a Suíça. Já a Holanda teve um início de campanha mais discreto, com uma vitória por 1 a 0 sobre Portugal e um empate por 1 a 1 com os EUA. As portas foram abertas com o 7 a 0 sobre o Vietnã e carimbaram sua vaga nas oitavas de final com uma vitória por 2 a 0 sobre a África do Sul.
Japão x Suécia
Horário: 04h30 – horário de Brasília
Quando: Sexta – 11 De Agosto
Local: Eden Park, Auckland
Das seleções classificadas, Japão é a única que, anteriormente, já conquistou uma Copa do Mundo Feminina, o que lhes dá uma ligeira vantagem na partida. A Suécia, no entanto, eliminou o time Japonês, na mesma etapa, nas Olimpíadas de Tóquio de 2020, acabando com o sonho de uma medalha olímpica em casa.
Austrália x França
Horário: 04h – horário de Brasília
Quando: Sábado – 12 De Agosto
Local: Brisbane Stadium, Brisbane
Após jogos confiantes contra Canadá e Dinamarca, a derrota da Austrália, por 3 a 2, para a Nigéria, parece, agora, uma lembrança distante. As anfitriãs ainda não iniciaram nenhum jogo com a atacante do Chelsea, Sam Kerr, após sua lesão, mas esse pode ser o combustível que faltava para as Matildas. A França não teve problemas para marcar gols neste torneio. Até agora, fez doze gols em quatro jogos, o que mostra que a Austrália precisará de uma defesa consistente se quiser superar Les Bleues.
Inglaterra x Colômbia
Horário: 07h30 – horário de Brasília
Quando: Sábado – 12 De Agosto
Local: Stadium Australia, Sydney
Com a seleção norte-americana a caminho de casa, a Inglaterra é, agora, uma das favoritas a sagrar-se campeã do torneio. Mas, se quiser avançar para a próxima fase, ela ainda tem um obstáculo a ser ultrapassado: a Colômbia, que é a equipe menos bem classificada na competição. A campanha das Leoas começou instável, com duas vitórias pouco convincentes sobre Dinamarca e Haiti, mas a goleada por 6 a 1 sobre a China trouxe um pouco de tranquilidade. Para a Colômbia, nem tudo está perdido. Depois de um jogo mediano contra a Nigéria, que terminou em 0 a 0, a vaga Inglesa veio, somente, após a disputa por pênaltis. A seleção colombiana vai para este confronto sem nada a perder e, sem dúvida, disposta a fazer tudo o que puder para continuar sua campanha histórica.
Fontes: Globo, ESPN e Terra
Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube