Emmy 2024: ‘Xógum – A Gloriosa Saga do Japão’ quebra recorde e vence 14 categorias técnicas
As cerimônias do Creative Arts Emmys 2024 foram realizadas no último final de semana
No último sábado (7) e domingo (9), foram revelados os vencedores do Creative Arts Emmys 2024, premiação que antecede o Emmy Awards e celebra as categorias técnicas da televisão norte-americana.
Entre os destaques das cerimônias está a série “Xógum – A Gloriosa Saga do Japão”, que conquistou 14 estatuetas, batendo o recorde de maior número de vitórias em uma única temporada. “The Bear” também se deu bem, levando sete prêmios para casa. Ainda sobre a produção de sucesso, Jamie Lee Curtis conquistou seu primeiro Emmy, reconhecimento merecido após sua atuação como Donna Berzatto, mãe de Carmen, personagem de Jeremy Allen White.
Outras estreantes em vitórias no Emmy são as grandes artistas Angela Bassett e Sandra Oh. Angela Bassett foi premiada por sua narração no documentário da National Geographic “Queens”. Bassett já havia sido indicada nove vezes ao Emmy. Já Sandra, após 14 indicações, foi premiada pelo telefilme “Quizz Lady”, no qual assina a produção.
Confira a lista completa* de vencedores:
Melhor Documentário ou Série de Não-ficção: “Beckham”
Melhor Documentário ou Especial de Não-ficção: “Jim Henson Idea Man”
Melhor Reality Não Estruturado: “Welcome to Wrexham”
Melhor Reality Estruturado: “Shark Tank”
Melhor Série Reality ou Não-ficção em Formato Curto: “Shogun: The Making Of Shogun”
Melhor Série de Drama ou Comédia em Formato Curto: “Only Murders In The Building: One Killer Question”
Melhor Game Show: “Jeopardy!”
Melhor Apresentador de Game Show: Pat Sajak, “Wheel of Fortune”
Melhor Animação: “Blue Eye Samurai”
Melhor Dublagem de Personagem: Maya Rudolph, “Big Mouth”
Melhor Narrador: Angela Bassett, “Queens”
Destaque Individual em Animação: Alex Small-Butera, “Adventure Time: Fionna and Cake”; Brian Kesinger, “Blue Eye Samurai”; Ryan O’Loighlin, “Blue Eye Samurai”; Toby Wilson, “Blue Eye
Samurai”; Jan Maas, “In the Know”; Noémie Leroux, “Scavengers Reign”; Tara Billinger, “Clone High”
Melhor Design de Produção para um Especial de Variedade: Misty Buckley, Alana Billingsley, John Zuiker e Margaux Lapresle, “The Oscars”
Melhor Design de Produção de Variedade, Reality ou Competição: N. Joseph DeTullio, Kenneth MacLeod, Melissa Shakun e Kimberly Kachougian, “Saturday Night Live”
Melhor Comercial: “Fuzzy Feelings” – Apple
Melhor Coreografia para um Programa de Variedade ou Reality: Karla Puno Garcia, The Tony Awards
Melhor Cabelo para programa de variedade, não ficção ou reality: “Saturday Night Live”
Melhor Maquiagem para um Programa de Variedades, Não-ficção ou Reality Show: “Saturday Night Live”
Melhor Elenco para um Programa de Reality Show: Cian O’Clery, Sean Bowman, Marina Nieto Ritger e Emma Choate, “Love on the Spectrum”
Melhor Cinematografia para um Programa de Não-ficção: “Girls State”
Melhor Cinematografia para um Programa de Reality Show: Charlie Beck, Michael Cheeseman, Danny Day e Pedro Delbrey, “Life Before Zero”
Melhor Figurino para Programas de Variedades, Não-ficção ou Reality Show: Machine Dazzle, “Taylor Mac’s 24-Decade History of Popular Music”
Melhor Roteiro para Série de Variedades: “Last Week Tonight with John Oliver”
Melhor Roteiro para um Programa de Não-ficção: “Conan O’Brien Must Go”
Melhor Programa de Mídia Emergente: “Fallout: Vault 33”
Melhor Edição de Som para um Programa de Não-ficção ou Reality Show (Câmera Única ou Múltipla): Daniel Timmons, Jeremy S. Bloom, Ian Cymore e Ryan Rubin, “Jim Henson Idea Man”
Melhor Composição Musical para Série ou Especial Documental (Trilha Dramática Original): David Fleming, “Jim Henson Idea Man”
Melhor Direção Musical: Rickey Minor, “The Oscars”
Melhor Mixagem de Som para um Programa de Reality Show (Câmera Única ou Múltipla): Mark Jensen, “Welcome to Wrexham”
Melhor Mixagem de Som para um Programa de Não-ficção (Câmera Única ou Múltipla): Gary A. Rizzo, John Rampey, Sabi Tulok e Dennis Hamlin, “The Beach Boys”
Melhor Mixagem de Som para Série ou Especial de Variedades: “Billy Joel: The 100th – Live At Madison Square Garden”
Melhor Edição de Imagem para Programação de Variedades: Kelly Lyon, Sean McIlraith e Ryan McIlraith, “John Mulaney Presents: Everybody’s in LA”
Melhor Edição de Imagem para Programação de Variedades (Segmento): Catherine Trasborg, “The Daily Show”
Melhor Edição de Imagem para um Programa de Reality Show Não Estruturado: “Welcome to Wrexham”
Melhor Edição de Imagem para um Programa de Reality Show Estruturado ou de Competição:”The Voice”
Melhor Mérito Excepcional em Produção de Documentário: Joe Brewster, Michèle Stephenson e Tommy Oliver, “Going to Mars: The Nikki Giovanni Project”
Melhor Apresentador para um Programa de Reality Show ou Competição: Alan Cumming, “The Traitors”
Melhor Série ou Especial de Não-ficção com Apresentador: “My Next Guest with David Letterman and John Mulaney”
Melhor Design/Iluminação para uma Série de Variedades:”Saturday Night Live”
Melhor Design/Iluminação para um Especial de Variedades: “Billy Joel: The 100th – Live At Madison Square Garden”
Melhor Direção para um Programa Documental/Não-ficção: Amanda McBaine e Jesse Moss, “Girls State”
Melhor Direção Técnica, Trabalho de Câmera, Controle de Vídeo para uma Série: “Saturday Night Live”
Melhor Direção Técnica, Trabalho de Câmera, Controle de Vídeo para um Especial: “Billy Joel: The 100th – Live At Madison Square Garden”
Melhor Direção para um Programa de Reality Show: Cian O’Clery, “Love on the Spectrum”
Melhor Direção para um Especial de Variedades: Hamish Hamilton, “The Oscars”
Melhor Direção para uma Série de Variedades: Liz Patrick, “Saturday Night Live”
Melhor Especial de Variedades (Gravado): “Dick Van Dyke 98 Years Of Magic”
Melhor Especial de Variedades (Ao Vivo): “The Oscars”
Melhor Filme para Televisão: “Quiz Lady”
Melhor Ator Convidado em Série de Comédia: Jon Bernthal, “The Bear”
Melhor Atriz Convidada em Série de Comédia: Jamie Lee Curtis, “The Bear”
Melhor Ator Convidado em Série de Drama: Nestor Carbonell, “Shogun”
Melhor Atriz Convidada em Série de Drama: Michaela Coel, “Mr. & Mrs. Smith”
Melhor Intérprete em Formato Curto: Eric André, “The Eric Andre Show”
Melhor Coreografia para Programação Roteirizada: “The Idol”
Melhor Elenco para Série de Drama: “Shogun”
Melhor Elenco para Série Limitada ou Antologia ou Filme: “Baby Reindeer”
Melhor Elenco para Série de Comédia: “The Bear”
Melhor Figurino de Época para uma Série: “Shogun”
Melhor Figurino de Época para Série Limitada ou Antologia ou Filme: “Feud: Capote Vs. The Swans”
Melhor Figurino de Fantasia/Ficção Científica: “Ahsoka”
Melhor Figurino Contemporâneo:”The Crown”
Melhor Figurino Contemporâneo para Série Limitada ou Antologia ou Filme: “American Horror Story: Delicate”
Melhor Maquiagem Prostética: “Shogun”
Melhor Maquiagem Contemporânea (Não Prostética): “The Morning Show”
Melhor Maquiagem de Época e/ou de Personagem (Não Prostética): “Shogun”
Melhor Penteado de Época e/ou de Personagem: “Shogun”
Melhor Penteado Contemporâneo: “The Morning Show”
Melhor Coordenação de Dublês para Série de Drama, Série Limitada ou Antologia ou Filme: “Mr. & Mrs. Smith”
Melhor Coordenação de Dublês para Série de Comédia ou Programa de Variedades: “The Gentlemen”
Melhor Performance de Dublês: “Shogun”
Melhor Design de Produção para Programa Narrativo (Meia-Hora): “Only Murders in the Building”
Melhor Design de Produção para Programa Narrativo Contemporâneo (Uma Hora ou Mais): “The Crown”
Melhor Design de Produção para Programa Narrativo de Época ou de Fantasia (Uma Hora ou Mais): “Shogun”
Melhor Efeitos Visuais Especiais em uma Temporada ou Filme: “Shogun”
Melhor Efeitos Visuais Especiais em um Episódio Único: “Ripley”
Melhor Design de Abertura de Série: “Shogun”
Melhor Design de Animação: “Jim Henson: Idea Man”
Melhor Edição de Som para Série de Comédia ou Drama (Meia-Hora) e Animação: “The Bear”
Melhor Edição de Som para Série de Comédia ou Drama (Uma Hora): “Shogun”
Melhor Edição de Som para Série Limitada ou Antologia ou Filme: “Ripley”
Melhor Mixagem de Som para Série de Comédia ou Drama (Meia-Hora) e Animação: “The Bear”
Melhor Mixagem de Som para Série de Comédia ou Drama (Uma Hora): “Shogun”
Melhor Mixagem de Som para Série Limitada ou Antologia ou Filme:”Masters of the Air”
Melhor Composição Musical para Série Limitada, Antologia, Filme ou Especial (Trilha Dramática Original): “Lessons in Chemistry”
Melhor Composição Musical para uma Série (Trilha Dramática Original): “Only Murders in the Building”
Melhor Supervisão Musical: “Fallout”
Melhor Música e Letra Original: “Only Murders in the Building”
Melhor Música Tema Original de Abertura: “Palm Royale”
Melhor Edição de Imagem Multi-Câmera para Série de Comédia:”How I Met Your Father”
Melhor Edição de Imagem em Câmera Única para Série de Comédia: “The Bear”
Melhor Edição de Imagem em Câmera Única para Série de Drama: “Shogun”
Melhor Edição de Imagem em Câmera Única para Série Limitada ou Antologia ou Filme: “Baby Reindeer”
Melhor Cinematografia para Série Limitada ou Antologia ou Filme: “Ripley”
Melhor Cinematografia para Série em Câmera Única (Meia-Hora): “The Bear”
Melhor Cinematografia para Série Multi-Câmera (Meia-Hora): “How I Met Your Father”
Melhor Cinematografia para Série em Câmera Única (Uma Hora): “Shogun”
*As principais categorias do Emmy 2024 serão reveladas na cerimônia de premiação que acontece no próximo domingo (15).