Em uma festa, majoritariamente, europeia, o que a Colômbia, única representante das Américas, tem a oferecer?
Equipe menos bem classificada do torneio no ranking FIFA, a seleção sul-americana tem escrito, até agora, uma das muitas histórias de sucesso na Copa do Mundo
Equipe menos bem classificada do torneio no ranking FIFA, a seleção sul-americana tem escrito, até agora, uma das muitas histórias de sucesso na Copa do Mundo
Por Grace Ketly Barbosa da Silva Lima
Em uma Copa do Mundo cujas equipes que compunham o grupo H eram Alemanha, Marrocos, Colômbia e República da Coreia, quem arriscaria dizer que o time sul-americano sairia classificado em primeiro lugar? A Alemanha não conseguiu, nem mesmo, se classificar para as oitavas de final, ficando de fora, pela primeira vez na história, depois de uma derrota para a própria Colômbia. Como última seleção do continente americano de pé, todo fã de boa vontade deve apoiar, fervorosamente, esse time, seja por seu estilo elétrico de jogo ou por tudo o que suas jogadoras têm superado. A equipe tentará uma vaga nas semifinais no sábado, dia 12, em um confronto contra a campeã europeia Inglaterra.
Com uma campanha histórica, tendo conseguido chegar, pela primeira vez, às quartas de finais do torneio, as colombianas são consideradas, até o momento, a “zebra” desta Copa. De acordo com a empresa de Gracenote, especializada em dados esportivos, elas têm menos de 1% de chance de conquistar o título. Mas, depois de toda a jornada do time, desde a fase de grupos, não seria surpresa se chegasse às semifinais, já que vem desafiando as probabilidades nas últimas semanas.
O impacto da classificação na Colômbia
A seleção vem encantando a cada feito. O astro colombiano Luis Díaz, em uma publicação no Twitter, após a vitória por 1 a 0 sobre a Jamaica, postou: “Essas guerreiras nos fazem sonhar. Vamos, Colômbia, estamos com vocês”.
https://twitter.com/LuisFDiaz19/status/1689001636515995649
Radamel Falcão, ex-capitão da seleção masculina da Colômbia, também fez uma postagem para as atletas, no Twitter: “Escrevendo sua própria história, parabéns. Toda a Colômbia está com vocês””
https://twitter.com/FALCAO/status/1688887487211425792
Em entrevista à Fox Sports, a ex-estrela Melissa Ortiz foi às lágrimas ao explicar o impacto da classificação para o país e, principalmente, para as mulheres: “Só pensando em tudo que a gente passou como país, como mulher. Não se trata apenas da seleção feminina de futebol, trata-se de mulheres na Colômbia e na América do Sul”, disse. A atleta fez parte do movimento que pressionou a Federação Colombiana de Futebol (FCF) a levar o futebol feminino a sério.
O segredo colombiano
A mescla de gerações é um dos grandes trunfos dessa seleção. Embora a renovação entre grandes astros e jovens atletas seja uma etapa importante e necessária, grandes seleções, como EUA, Canadá e Brasil, saíram do torneio, exatamente, por conta disso. Mas a Colômbia, até então, não enfrentou problemas e tem podido contar com jogadoras mais consagradas, como a capitã Catalina Usme e a atacante Mayra Ramírez, e também estrelas em ascensão, como a atacante Linda Caicedo e a zagueira Ana María Guzmán. O time pareceu conseguir equilibrar, em uma equação quase perfeita, experiência e juventude.
Mayra Ramirez, do Levante, tem sido presença fixa, seja jogando centralizada ou mais à direita, alternando com Usme. Atrás delas, Leicy Santos, do Atlético de Madrid, tem sido a faísca criativa. Juntas, elas mostram que podem causar grandes problemas para o time inglês, que já teve suas dificuldades diante da Nigéria pelas oitavas de final.
Aconteça o que acontecer, Las Cafeteras chegaram com ar fresco para a Copa do Mundo de 2023 e, seja no sábado ou ainda, mais à frente, voltarão orgulhosas para casa.
Inglaterra x Colômbia
Data e hora: Sábado, 12/08, às 7h30 – horário de Brasília
Competição: Copa do Mundo Feminina – Quartas de final
Transmissão: Cazé TV (YouTube) e FIFA+ (streaming)
Local: Accor Stadium, na Austrália
Fontes: CNN, FOX Sports, ESPN, Estadão e FIFA
Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube