Dezenas de blocos formam o Amor em Bloco, que sai às ruas no próximo domingo, 21

No próximo domingo, 21, o Largo do Guadalupe, em Olinda, vai receber o maior carnaval fora de época da cidade, com a ideia de combater com amor o fascismo. Dezenas de blocos de rua se uniram para formar o Amor em Bloco, na luta contra o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL).

“Vamos botar o bloco do amor na rua! É hora de sair, com esperança e carinho, para apoiar Fernando Haddad presidente”, diz a página do evento. “Junte-se a nós em todas as cores do arco-íris e um só grito: HADDAD e DEMOCRACIA SIM”.

Leia o manifesto do Amor em Blocos:

Os tempos estão duros!

Punhos e armas em riste assombram nossa existência. E nós fazemos carnaval!

Fazemos carnaval porque acreditamos na potência do batuque, na exaltação do povo, na criação do novo. Fazemos carnaval para estar na rua, ocupar a encruzilhada, festejar a tradição. Fazemos carnaval porque onde houve e há humanidade, houve e há carnaval. Fazemos carnaval e por isso sabemos: a rua e o povo precisam de liberdade e democracia.

Nós somos fruto de uma longa história, de passados nefastos em que gente era tratada como coisa, descartável mercadoria. colônias e ditaduras. Chegamos hoje a este momento histórico. Outubro de 2018. Nesta invenção chamada Brasil, precisamos decidir: quem serão as pessoas que presidirão nosso país?

Só existem duas opções para o dia 28:

Uma é a estrada do não, da disseminação do preconceito e da intolerância. da negação da vida,do ódio, do rancor, da negação da felicidadeda proibição da festa.Da morte seguida de morte. De carrascos assassinos. Uma estrada que aponta para mais dor, mais opressão,mais exploração. #elenão.

A outra estrada é a do sim, das mulheres que multiplicam sem medo de existir feliz, do diálogo respeitoso, que não sobe o tom e nem levanta a mão. Uma estrada que defende a vidaacima de qualquer outro valor. Uma estrada que dá vida inclusive para os que já se foram.. Salve Marielle! Salve Mestre Moa!

A estrada do sim, constituída em 1988 tem sido assentada em políticas públicas que permitiram ao nosso povo mais comida, mais emprego, mais condições, mais acesso à educação, mais casa própria, mais luz elétrica, mais saneamento básico, mais comunicação e mais carnaval.

Não podemos voltar para trás. É pra frente que se vai, embora seja longo o caminho. Sem debate ao vivo, sem diálogo e sem respeito, não existe democracia. E sem democracia é impossível avançar.

Por crermos na palavra do amor, por sermos felizes em festa, reverenciando a música, o coletivo e o espaço público,, por fazermos carnaval, nos manifestamos neste outubro decisivo de 2018.

Para enfrentar esses tempos duros, A ALEGRIA PEDE PASSAGEM!

Carnaval com Manu e Haddad

Blocos que irão participar: A Ema Gemeu, Afoxé Alafin Oyó, Amantes de Glória, Aratu Vermelho, A Troça, Bacalhau de Herodes, Barrados no Baile, Bebericar, Bloco do Case, Bloco do Nada, Boi da Macuca, Bola de Ouro, Bumba Meu Bowie, Caranguejo Papa Mé, Ceroula de Olinda, Comigo é Assim, Cordas e Retalhos, Coroas de Aço Inox, Elefante de Olinda, Empatando Tua Vista, Enquanto Isso na Sala da Justiça, E Porque Não, EssaFadal, Esses Boy Tão Muito Doido, Eu Acho é Pouco, Eu Me Vingo de Tu no Carnaval, Feitiço da Estrela, Fique na Sombra, Gago Beer na Ladeira, Hoje a Mangueira Entra, I Love Cafusú, John Travolta, Menino da Tarde, Menino do Beco, Metido a Rico Porém Liso, Minha cobra, Minhocão de Olinda, Noiados da Encruzilhada, O Bloco da Juventude, O Bonde, O Cara, O Fodão, O Garoto da Noite, O Invejado, Olinda Frevo e Foila, Os Barba, Os Boinhos, Os Papudos da Zé Trajano, O Sol tá Massa, Pife Floyd, Pisando na Jaca, Quanta Lancheira, Sapo Barbudo, Sarjetão, Se Eu Cozinho, Nós Come, Se Eu Flopar Me Beija, Segunda tem Palhaço, Segura a Coisa, Seguranças de Lala K, Sequeladas de Camus, Sobrecú, Super Cachaça, Tá’Qui Pr’Ocês, Troça Anárquica, Umuarama, Vaca Profana, Vai Tomar no Pina, Vassourinhas e Vem com Lula.

O evento será no dia 21, domingo, com início às 15h, no Largo do Guadalupe, e deve sair em cortejo pelas ladeiras de Olinda, com muito amor, brilho e carnaval.