Em jogo dramático, África do Sul elimina Itália e garante pela primeira vez uma vaga nas oitavas
Banyanas também conquistaram sua primeira vitória em Copas
Texto por Valquiria Monteiro para a Cobertura Colaborativa da Copa do Mundo de Futebol Feminino
Épico! Na partida África do Sul e Itália pelo grupo G, as Banyana Banyana fizeram 3×2, conquistaram sua primeira vitória em Copas e sua primeira passagem para as oitavas de final!
O primeiro tempo começou com um domínio maior da Itália, porém a defesa sul africana foi muito bem, neutralizando os ataques italianos. Aos 10 minutos, foi marcado pênalti para a Itália. Caruso converteu para o time Italiano.
O gol serviu para acordar o time da África do Sul, que começou a sair para o ataque deixando o jogo mais equilibrado, aos 30 minutos um chute sul africano acertou a trave italiana levando a torcida à loucura. Com a pressão africana e um recuo de bola mal feito, tivemos um gol contra da Itália, feito por Orsi que deixa tudo igual na disputa. Ainda no primeiro tempo, a Itália também acertou uma bola na trave, mas o placar de 1×1 se manteve até o intervalo.
Na segunda etapa as sul-africanas voltaram com confiança e um time mais ofensivo chegando mais vezes ao ataque no começo do segundo tempo. Com o domínio total, elas viram o jogo depois de uma linda jogada coletiva que resultou em um gol da Magaia aos 67 minutos. Com muita insistência a Itália foi construindo caminhos e se aproveitando de bolas paradas e em um escanteio aos 74 minutos a equipe italiana chegou ao empate com um gol de cabeça da Caruso.
Mesmo com dificuldade em dar andamento nas jogadas, a equipe Sul Africana não desiste e por fim consegue chegar ao incrível gol que elimina a Itália.
Nos acréscimos, Magaia cruza para Kgatlana que faz um gol histórico e leva a África do Sul pela primeira vez às oitavas de finais de uma copa do mundo.