Por Ruan Nascimento para Ninja Esporte Clube

Em 2024, os torcedores do Botafogo puderam apreciar o ápice da história gloriosa de 120 anos do clube carioca. Em um intervalo de oito dias, o time encerrou um jejum de 29 anos sem títulos relevantes, para conquistar a Copa Libertadores pela primeira vez, e o Campeonato Brasileiro, pela terceira vez. O grande momento do Fogão ainda rendeu a classificação para a Copa Intercontinental de Clubes, no Catar. Porém, a derrota na estreia para o Pachuca, do México, nesta quarta-feira (11), acabou de vez com as chances da conquista de um título mundial neste ano. 

Por mais que a derrota por 3 a 0 para os mexicanos tenha doído, o torcedor do Botafogo deve, sim, ficar orgulhoso do desempenho de seu time. A equipe treinada pelo português Artur Jorge teve uma série de confrontos decisivos no final deste ano, pois, além de finalista da Libertadores, disputou pelo título do Brasileirão até a última rodada.

“Vamos, primeiro, tentar digerir tudo isso. Volto a dizer, tivemos uma temporada extraordinária, de grande sucesso. Deixamos nosso nome na história do Botafogo, com títulos importantes como Libertadores e Campeonato Brasileiro. Nessa altura é importante discernirmos as emoções, para depois, racionalmente, tomar as decisões”, disse o técnico em entrevista coletiva, após a derrota

Cinco decisões em 16 dias

O calendário do futebol brasileiro é tradicionalmente apertado para os principais times do país, muito por conta dos campeonatos estaduais, que duram cerca de três meses. Isso faz com que as grandes competições, como o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana fiquem espremidas, desgastando ainda mais os atletas.

No caso do Botafogo, a situação fez com que o time tivesse cinco jogos decisivos em um intervalo de apenas 16 dias, por conta dos dois títulos que ainda tinha em disputa, e que teriam de usar força máxima. A jornada exaustiva iniciou com a vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras (que era o líder do Brasileirão naquele momento), em 26 de novembro. Depois, no dia 30 o time seguiu até Buenos Aires, na Argentina, quando conquistou a Copa Libertadores ao bater o Atlético-MG por 3 a 1. 

Após um breve retorno ao Rio de Janeiro para festejar, o clube carioca viajou para Porto Alegre, e venceu o Internacional por 1 a 0 no dia 4 de dezembro, mas sem garantir o título. O troféu da Série A só foi conquistado na rodada final, em 8 de dezembro, com a vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo. 

A festa do segundo título em oito dias também precisou ser curta, pois na mesma noite, o time viajou até Doha, no Catar, para a disputa da Copa Intercontinental. Porém, o desgaste foi ainda maior, pois o voo foi fretado de um avião do New England Patriots, da NFL, e precisou fazer uma escala no Marrocos. “A viagem foi longa, mais de 15 horas. O avião não era o melhor, era um avião fraco. E isso pesou. Tentamos jogar, tivemos situações de gol, mas não deu certo. O ano foi incrível para todos, para a torcida e para o clube”, reclamou o zagueiro Barboza, ao ge. Após três dias, o time já teve o duelo contra o Pachuca, que não entrava em campo desde o início de novembro, quando foi eliminado do Torneio Apertura, do Campeonato Mexicano. 

Próximos passos

A temporada 2024 do Botafogo está encerrada, com 75 jogos, média de um jogo a cada 4,88 dias. Mesmo com o revés no Intercontinental, o ciclo vivido pela torcida botafoguense é inesquecível. As duas taças conquistadas neste ano garantiram o clube em outras competições para 2025. 

Ainda no início do ano, em 2 de fevereiro, o time jogará a Supercopa do Brasil, contra o Flamengo. O duelo abre a temporada com a disputa de um título nacional, entre os campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Nos dias 19 e 26 de fevereiro, o Botafogo participará da Recopa Sul-Americana, enfrentando o Racing, da Argentina, que venceu a Copa Sul-Americana de 2024.

E no mês de junho, o Botafogo será um dos representantes do Brasil no Super Mundial de Clubes da Fifa, competição que ocorrerá nos Estados Unidos, reunindo 32 times de todos os continentes. O clube carioca está no Grupo B, e enfrentará Seattle Sounders, dos Estados Unidos, Paris Saint-Germain, da França, e Atlético de Madrid, da Espanha. 

Menos de um mês de férias

Enquanto ainda se discute sobre quem fica ou quem sai do Botafogo no ano que vem, o fato é que a próxima temporada também será desgastante, sendo necessária a rotatividade do elenco para evitar o desgaste dos atletas. Com o fim da temporada 2024 tardio, a preparação para 2025 deve iniciar nos primeiros dias de janeiro. 

No dia 12 de janeiro, o clube volta a campo, na sua estreia pelo Campeonato Carioca, contra a equipe do Maricá. Além disso, em razão do Super Mundial de Clubes, o Botafogo não terá o mês de pausa entre jogos, como vai acontecer com os demais times brasileiros.