Campanha foi planejada com o intuito de aquecer o debate público sobre o julgamento e engajar a população

Foto: Coletivo Capivara/Divulgação

Uma série de lambes parodiando cartazes de filmes famosos, colada nos muros de oito capitais do Brasil, satirizando a atuação de Jair Bolsonaro (PL) quando presidente do país, marca o lançamento do Dossiê Bolsonaro, um levantamento inédito de pelo menos 60 condutas potencialmente ilícitas e criminosas praticadas pelo ex-presidente que explicitam não só a necessidade de torná-lo inelegível, mas de que seja investigado, julgado e punido.

O julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral acontece nesta quinta-feira (22), no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF) e irá decidir sobre a cassação de seu registro de candidatura para as eleições dos próximos oito anos.

Corrupção, charlatanismo, prevaricação, organização criminosa e até crimes hediondos – como crimes contra a humanidade e genocídio – são listados e fundamentados no documento. O Dossiê ordena os delitos em quatro tipos: Crimes de Ódio, Crimes na Pandemia, Crimes de Corrupção e Crimes Eleitorais, e foi produzido pelo Projeto Capivara, “com a finalidade de criar um registro de sua trajetória política, com informações verificáveis a respeito de suas atitudes e discursos em temas fundamentais à população e à democracia brasileira”.

A campanha foi planejada com o intuito de aquecer o debate público sobre o julgamento e engajar a população a conferir a categorização dos crimes devidamente embasados (todos trazem explicação / categoria / pena / status e link dos supostos crimes) por uma série de profissionais que se debruçaram por meses para a criação do compilado.

Cinemateca criminosa do Jair

Os pôsteres, colados até agora em Belém, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo, trazem uma sátira com o rosto de Jair e Michele Bolsonaro em cartazes de filmes consagrados, como “E o Vento Levou”, “Bonequinha de Luxo”, “Curtindo a Vida Adoidado”, “Corra que a Polícia vem Aí”, entre outros. Os títulos, entretanto, trazem a palavra “CRIME” substituindo o nome original do filme: “E o Crime Levou”, “Criminho de Luxo”, “Curtindo o Crime Adoidado”, “Corra que o Crime vem Aí”. Todos têm um QR Code que leva para o site do dossiê, com a #dossiebolsonaro.

O Projeto Capivara é um coletivo independente de pesquisadores, jornalistas, designers e advogados criminalistas, dedicado a investigar e expor as ilegalidades implementadas pela extrema-direita do Brasil, a fim de mobilizar a população para cobrar por Justiça.

O Dossiê Bolsonaro pode ser acessado em: https://www.dossiebolsonaro.com/

Endereços das colagens dos lambes:
Belém – Cinema Olympia – Rua Arcipreste Manoel Teodoro – Batista Campos e Tv. Padre Eutíquio, 838 – (entre Av. Tamandaré e Rua Carlos Gomes).
Belo Horizonte – Rua Alagoas 49, esquina com a Av. Afonso Pena – Funcionários.
Brasília – CONIC – atrás do Teatro Dulcina
Manaus – Avenida Djalma Batista, 1874 – Nsa. Sra. das Graças.
São Paulo – Rua Luis Coelho, 197 – Consolação.
Salvador – Avenida Joana Angélica, 41 – Nazaré.