No dia 2 de agosto (sábado), às 19h, a Nave Coletiva — sede da Mídia NINJA em São Paulo — recebe a exibição gratuita do premiado documentário chileno Ponto de Encontro (Punto de Encuentro), dirigido por Roberto Baeza. A sessão do Cine Nave será seguida por um debate com a presença do próprio diretor e de Paulina Costa, que assina a produção, o roteiro e protagoniza o filme.

Vencedor de prêmios em festivais como SANFIC (Melhor Direção), AntofaCINE (Melhor Filme) e FICViña (Prêmio do Público), Ponto de Encontro narra o processo íntimo e potente de dois cineastas — Paulina e Alfredo — que decidem reconstruir, por meio de um filme de ficção, a memória de seus pais. As famílias dos dois se conheceram 45 anos antes, quando os pais foram presos políticos e compartilharam uma cela na Villa Grimaldi, emblemático centro de tortura da ditadura de Pinochet, no Chile. Apenas o pai de Paulina sobreviveu. O de Alfredo segue desaparecido.

No documentário, as fronteiras entre realidade e ficção se embaralham. A obra acompanha o processo de produção do longa ficcional encenado pelos próprios cineastas, que envolve familiares reais — como Silvia Vera, mãe de Alfredo, e Lucho Costa, pai de Paulina — e revela o impacto que o trauma político deixa nas gerações seguintes. Em paralelo à narrativa pessoal, o filme registra o novo ciclo de repressão vivido no Chile durante os protestos de 2019, provocando um espelhamento entre passado e presente.

Com uma abordagem profundamente sensível, o filme investiga a potência do cinema como ferramenta de escuta, reconstrução e reparação. “Acredito na importância de revelar o processo interno de Alfredo, Paulina e suas famílias. O destino deles se cruzou nos anos 1970 e, hoje, eles compartilham também o cinema como forma de lidar com essa herança”, afirma o diretor Roberto Baeza.

Foto: Cine Ninja

Serviço

O quê: Sessão do documentário Ponto de Encontro + debate com Roberto Baeza e Paulina Costa
Quando: 2 de agosto (sábado), às 19h
Onde: Nave Coletiva – Rua José Bento, nº 106, Cambuci, São Paulo (SP)
Quanto: Entrada gratuita mediante inscrição na Plataforma da Floresta Ativista