Por Lilianna Bernartt

O jornalista australiano Julian Assange, fundador do site Wikileaks, preso em 2019 por divulgar documentos secretos do Governo Norte-Americano, permanece lutando contra a busca incansável dos Estados Unidos por sua extradição da prisão de segurança máxima de Belmarsh, na Inglaterra, onde se encontra atualmente.

O documentário “Ithaka: A Luta de Assange”, previsto para estrear em 31 de Agosto de 2023, foca essa história sob um ponto de vista íntimo, da luta de John Shipton, pai de Assange, pela liberdade de seu filho.

Buscando a salvação de Assange, o filme, idealizado e produzido por Gabriel Shipton, meio-irmão de Julian, foca na história de Assange e de sua família, em meio ao caos da prisão de Assange. Para tanto, conta com depoimentos íntimos do pai e de outros familiares, como a esposa do Jornalista, Stella Devant.

O caso é polêmico e debatido por diversas autoridades políticas mundiais. Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se declarou favorável ao jornalista, alegando que uma possível extradição de Assange seria um ato contra a defesa da democracia e da liberdade de imprensa.

O trailer exclusivo do documentário você confere aqui: