Do campo à capital: conheça a caminhada histórica por Lula Livre
A coluna Tereza de Benguela reúne cerca de mil militantes dos estados Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão, Pará e Distrito Federa.
A Marcha Lula Livre se aproxima cada vez da capital federal. Nesta segunda-feira (13), quarto dia da caminhada, as alas que compõem a coluna Tereza de Benguela saíram da via EPNB, na altura da cidade-satélite de Taguatinga (DF), em direção às imediações da Rodoviária Interestadual.
Os marchantes saíram às 6h30 da manhã, entoando o hino do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. Eles caminham 14km em um percurso que deve durar até seis horas.
Desta vez, as fileiras foram conduzidas pelos militantes da região Amazônica, seguida do ala do Distrito Federal.
Com a maior proximidade do perímetro urbano, a expectativa, segundo o integrante da direção nacional do MST, Marco Barato, é que os militantes tenham mais interação com a população.
“No dia de hoje é importante entrarmos em um processo de diálogo mais intenso com a sociedade. Vamos pegar uma parte da cidade mais populosa”
À tarde, a coluna realiza debates de formação sobre a reforma agrária popular.
Barato afirma que o momento também será de preparação para outro momento importante da Marcha Lula Livre: o encontro das três colunas nesta terça-feira (14).
A coluna Tereza de Benguela reúne cerca de mil militantes dos estados Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão, Pará e Distrito Federal.
“Alguns jovens ficam para trás. Mas eu aguento. Muito tempo trabalhando na roça”
De chinelos, o trabalhador rural João Marcos dos Santos, de 82 anos, caminhou os 16 km do segundo dia da Marcha Nacional Lula Livre tranquilamente, na manhã desse sábado (11).
As delegações da Amazônia e do centro-oeste decidiram nomear a coluna em homenagem Benguela, liderança quilombola que atuou contra o regime escravocrata na região do atual estado do Mato Grosso.
Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do Prêmio Nobel da Paz e ativista pelos Direitos Humanos também esteve presente na Coluna Tereza de Benguela, que caminha rumo à Brasília em defesa da liberdade do ex-presidente Lula.
“Trago aqui o apoio, não somente meu mas do povo da América Latina e do mundo. Venho trazer a solidariedade e a unidade, queremos Lula Livre”