Vinícius Coimbra, diretor da TV Globo, é denunciado por racismo contra elenco
Atrizes da novela “Nos Tempos do Imperador” acusaram Vinicius Coimbra de segregar artistas negros
Editado às 20h10
Vinicius Coimbra, diretor artístico da novela “Nos Tempos do Imperador”, da TV Globo, foi acusado por atrizes na novela por racismo. Conforme os relatos, o diretor é responsável por repetidas falas racistas e por segregar atores negros de brancos. Em documentos da TV Globo, há inclusive a descrição de atores como “elenco branco” ou “elenco negro” e camarins separados. A informação foi publicada por Carla Bittencourt, colunista do “UOL”, nesta quinta-feira (17). A investigação corre internamente.
Conforme a publicação, o diretor teria sido afastado temporariamente da TV Globo após as acusações. O portal Terra noticiou, no entanto, que a emissora negou o afastamento. “Não procede que Vinicius Coimbra tenha sido afastado da empresa. E como você sabe, a Globo não comenta questões relacionadas a compliance, em razão do compromisso de sigilo previsto em nosso Código de Ética”, diz a nota enviada à redação do Terra.
Os relatos sobre racismo foram feitos pelas atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues. O caso tem apoio de outros membros do elenco de “Nos Tempos do Imperador”. A primeira denúncia foi feita em janeiro de 2020, no início das gravações e, sem resultados, as atrizes formalizaram uma queixa no setor de compliance da TV Globo. Elas aguardam o decorrer da investigação para saber se irão denunciar formalmente a emissora à Justiça.
“Parabéns pela coragem de não deixar passar pelo medo de perder a oportunidade, segundo, pressão sim, só assim conseguimos respeito diante deste racismo estrutural, pessoal, enraizado”, escreveu a atriz Flávia Souza em postagem nas suas redes.