Chegamos a mais uma edição especial do Cine Indica: Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, trazendo recomendações imperdíveis para assistir nas plataformas de streaming ou para alugar.

Nesta sexta-feira (16), selecionamos dez produções audiovisuais – entre filmes, séries e documentários -, que retratam a diversidade sexual em suas histórias, seja na trama central ou através de seus personagens.

Confira a lista e já separe um tempinho do final de semana para curtir um cineminha em casa!

“Do Amor e de Luta” (2023)

Série/documentário
Direção: Tatiana Issa
Disponível no Globoplay + canais ao vivo

A experiência da maternidade despertou a curiosidade de Nanda Costa e Lan Lanh de descobrir mais sobre a experiência de outras famílias da comunidade LGBTIQA+ pelo Brasil.

“Heartstopper” (2022)

Série/ficção – 1 temporada
Direção: Euros Lyn
Disponível na Netflix

O meigo Charlie e o fã de esporte Nick se conhecem no colegial. O início de uma amizade improvável os guia para um romance. Agora, Charlie, Nick e seus amigos precisam encarar essa jornada de autodescoberta, amadurecimento e aceitação, apoiando uns aos outros durante o ensino médio.

A 2ª temporada de “Heartstopper” estreia em agosto.

“Moonlight: Sob a Luz do Luar” (2016)

Longa/ficção
Direção: Barry Jenkins
Disponível na HBO Max

Conta a história de Chiron, um rapaz negro que mora em um bairro violento de Miami, sofre bullying na escola, se envolve com o crime na juventude e tem dúvidas quanto à sua sexualidade. É o primeiro filme com temática LGBTQIAPN+ a ganhar o Oscar de Melhor Filme (2017).

“Favela Gay” (2014)

Longa/documentário
Direção: Rodrigo Felha
Disponível na Apple TV+

A homossexualidade dentro das favelas cariocas. Homofobia, preconceito, trabalho e aceitação da família são temas relatados a partir da perspectiva de gays e lésbicas, que falam a respeito do seu cotidiano dentro da comunidade.

“Sex Education” (2019)

Série/ficção
Direção: Ben Taylor, Kate Herron, Runyararo Mapfumo, Sophie Goodhart, Alice Seabright
Disponível na Netflix

Um adolescente abre uma clínica de saúde sexual com a sua colega. Apesar de não ter experiência com a prática, aprendeu tudo com sua mãe especialista e terapeuta. Com o projeto, os jovens desejam levantar uma grana extra e ajudar os alunos a compreenderem as questões mais complicadas de suas vidas amorosas.

“Nina” (2018)

Longa/ficção
Direção: Olga Chajdas
Disponível no Prime Video

Nina, uma professora com trinta e poucos anos de idade, luta para ter um filho e busca uma barriga de aluguel. Depois de muita procura, parece que ela e seu marido finalmente encontraram a mulher ideal.

“We Are Who We Are” (2020)

Série/ficção
Direção: Luca Guadagnino
Disponível na HBO Max

A novaiorquina Sarah Wilson se muda à Itália com sua mulher, Maggie, e seu filho adolescente, Fraser, ao ser nomeada como nova chefe de uma unidade militar. O adolescente é quem mais sente a mudança, não mostrando interesse em relacionar-se com pessoas da idade dele, isso até conhecer Caitlin.

“Scooby-Doo! Doces ou Travessuras” (2022)

Longa/animação
Direção: Audie Harrison
Disponível para alugar no YouTube; Google Play Filmes; Apple TV; Prime Video

Scooby e sua turma entram em ação quando fantasmas ameaçam arruinar o Halloween. A animação foi a primeira da franquia a mostrar a personagem Velma abertamente como lésbica.

“Todas As Cores do Brasil” (2022)

Série/documentário
Direção: Natara Ney, Laís Dantas
Disponível no Globoplay + canais ao vivo

Atletas que fazem parte da comunidade LGBTQIAPN+ contam suas histórias de vida e de que forma suas identidades, expressões de gênero e sexualidades são tratadas no meio esportivo.

Bônus: “Pride” (2021)

Série/documentário
Direção: Andrew Ahn, Anthony Caronna, Cheryl Dunye, Yance Ford, Ro Haber, Tom Kalin, Alexander Smith
Disponível na Star+

Série documental que acompanha a história de luta por direitos civis da população LGBTQIAPN+. Cada episódio acompanha uma década entre os anos 1950 e 2000 e apresenta como o movimento se articulava na luta contra homofobia, bifobia, lesbofobia e transfobia durante cada época. Os episódios também trazem importantes figuras na luta contra LGBTfobia como a ativista Christine Jorgensen, a autora Susan Stryker e o cineasta John Waters.

Leia mais:

https://midianinja.org/news/conheca-e-assista-dez-producoes-audiovisuais-sobre-pessoas-trans-e-suas-vivencias/