Dez produções para conhecer a diretora e atriz Greta Gerwig
Cineasta estadunidense é referência em produções independentes e com narrativas feministas
Nesta sexta-feira (4), a atriz, diretora e roteirista norte-americana Greta Gerwig está completando 40 anos de vida. Nome por trás do fenômeno de bilheteria “Barbie”, Greta já possui uma longa trajetória no meio cinematográfico.
A cineasta começou seu trabalho integrando o movimento Mumblecore, subgênero do cinema independente que preza pela naturalidade nas atuações e diálogos. Outro destaque na carreira de Gerwig é a parceria com Noah Baumbach, com quem vive um relacionamento desde 2011. Desde então, ambos colaboram em diversos projetos um do outro.
Em seus filmes mais conhecidos, principalmente os que assina a direção, a cineasta apresenta narrativas protagonizadas por mulheres, com histórias sobre amadurecimento e liberdade.
Para celebrar o aniversário e a carreira de Greta, confira um Cine Indica especial com dez filmes que contam com a cineasta na frente ou por trás das câmeras.
“Lady Bird: A Hora de Voar” (2017)
Direção: Greta Gerwig
Globoplay
Christine McPherson está no último ano do colégio e o que mais deseja é fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia rejeitada por sua mãe. Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto a hora não chega, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora.
“Adoráveis Mulheres” (2019)
Direção: Greta Gerwig
Netflix
As irmãs Jo, Beth, Meg e Amy amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras.
“Ruído Branco” (2022)
Direção: Noah Baumbach
Netflix
Baseado no livro “White Noise”, de Don DeLillo, o longa aborda os dramas de uma família norte-americana contemporânea, e suas tentativas de lidar com os conflitos mundanos da vida cotidiana, além de buscar compreender os mistérios universais do amor, morte e a necessidade de buscar a felicidade, mesmo em um mundo incerto.
“Frances Ha” (2012)
Direção: Noah Baumbach
Indisponível online
Frances divide um apartamento em Nova York com Sophie, sua melhor amiga. Brincalhona e com ar de quem não deseja crescer, ela recusa o convite do namorado para que more com ele justamente para não deixar Sophie sozinha. Entretanto, a amiga não toma a mesma atitude quando surge a oportunidade de se mudar para um apartamento melhor localizado, mesmo que isto signifique que ela e Frances passem a morar em locais diferentes. A partir de então tem início a peregrinação de Frances em busca de um novo lugar que se adeque às suas finanças, já que ela é apenas aluna em uma companhia de dança à espera de uma chance de integrar o grupo de bailarinos que encenará o espetáculo de Natal. Mesmo diante das dificuldades, Frances tenta manter o alto astral diante os problemas que a vida adulta traz.
“Barbie” (2023)
Direção: Greta Gerwig
Disponível nos cinemas
No live-action da boneca mais famosa do mundo, acompanhamos o dia a dia em Barbieland – o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e suas únicas preocupações são encontrar as melhores roupas para passear com as amigas e curtir intermináveis festas. Porém, uma das bonecas começa a perceber que, talvez, sua vida não seja tão perfeita assim, questionando-se sobre o sentido de sua existência e alarmando suas companheiras. Logo, sua vida no mundo cor-de-rosa começa a mudar e, eventualmente, ela sai de Barbieland. Forçada a viver no mundo real, Barbie precisa lutar com as dificuldades de não ser mais, apenas, uma boneca – pelo menos ela está acompanhada de seu fiel e amado Ken, que parece cada vez mais fascinado pela vida no novo mundo.
“O Solteirão” (2010)
Direção: Noah Baumbach
Disponível para alugar: Google Play Filmes e TV; Amazon Prime Video; Apple TV; YouTube Filmes
Roger Greenberg, um músico fracassado que trabalha em Nova York como carpinteiro, vai a Los Angeles para tomar conta da casa de seu irmão. Como não dirige, acaba isolado, até que a assistente do irmão, Florence, vem ao seu resgate. Ela é tão solitária quanto Roger e os dois iniciam uma conexão única.
“Mulheres do Século 20” (2016)
Direção: Mike Mills
Disponível para alugar: Google Play Filmes e TV; Amazon Prime Video; Apple TV; YouTube Filmes
Na Califórnia dos anos 70, uma mãe tenta cuidar de sua família da melhor forma possível enquanto também procura respostas para as vidas de suas duas jovens amigas – uma fotógrafa aficionada pela cultura punk e uma amiga de seu filho.
“Sexo sem Compromisso” (2011)
Direção: Ivan Reitman
Star+
Amigos de longa data, Emma e Adam tornam seu relacionamento mais sério ao ter relações sexuais. Com medo de estragar a amizade entre eles, os novos amantes fazem um pacto para manter as coisas puramente no plano físico, sem brigas, sem ciúmes e sem expectativas. Emma e Adam prometem fazer o que quiserem, onde quiserem, contanto que não se apaixonem.
“Jackie” (2016)
Direção: Pablo Larraín
HBO Max
Cinebiografia sobre Jacqueline Kennedy, que relembra os dias que sucederam a morte de seu marido, John F. Kennedy, e durante os quais vive seus últimos dias de primeira dama. A despeito do luto, deve consolar os dois filhos do casal e cumprir uma série de compromissos.
Bônus: “Nights and Weekends” (2008)
Direção: Greta Gerwig, Joe Swanberg
Indisponível online
Mattie e James são um casal, mas eles têm um problema: o namoro dos dois é um relacionamento à distância. Um vive em Chicago e o outro vive em Nova York, e essa dinâmica criará grandes tensões, que podem abalar definitivamente o relacionamento dos dois.