Depósito de medicamentos é destruído em incêndio criminoso no Rio Grande do Norte
Governadora Fátima Bezerra (PT) pediu atuação da Força Nacional no Rio Grande do Norte
Governadora Fátima Bezerra (PT) pediu atuação da Força Nacional no Rio Grande do Norte
Por Cley Medeiros
“Aqui estavam todos os medicamentos do município para as unidades básicas de saúde. Isso não é um ataque a uma pessoa, é um ataque a toda uma população que precisa desses remédios”, disse o prefeito Eraldo Paiva, da cidade de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, em entrevista para a TV Globo. A Prefeitura calcula um prejuízo de mais de R$ 10 milhões só em remédios.
O incêndio criminoso ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante, na madrugada desta sexta-feira (17), no quarto dia de ataques no Rio Grande do Norte. O local mais atingido foi o depósito de medicamentos que ficou destruído.
Desde terça-feira (14), 44 cidades foram alvo de ataques criminosos no Rio Grande do Norte. Pelo menos 72 pessoas foram presas, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Governadora pede Força Nacional
Após ataques, o ministro Flávio Dino também autorizou o envio de 190 agentes da Força Nacional de Segurança Pública para apoiar o estado. Desses, 83 já estão em Natal e foram transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB). Eles atuarão em ações conjuntas e coordenadas com órgãos locais.
A governadora Fátima Bezerra esteve no Ministério da Justiça e Segurança Pública ⎯ MJSP, nessa terça-feira (14), para solicitar auxílio no enfrentamento à violência desencadeada por ataques a prédios públicos e estabelecimentos comerciais.
“Atendendo à solicitação da governadora Fátima, autorizei o envio da Força Nacional para colaborar com a ação das forças estaduais de segurança. Outras ações estão sendo providenciadas e posteriormente serão anunciadas”, informou Flávio Dino.
Fátima foi recebida pelo secretário executivo do Ministério, Ricardo Cappelli; pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar; e pelo secretário Nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco. Ela estava acompanhada por integrantes de seu governo, como o vice-governador Walter Alves, e por representantes da bancada potiguar no Congresso.
Além do envio da Força Nacional, o MJSP determinou que a Polícia Rodoviária Federal reforce o patrulhamento em rodovias no interior do estado para controlar a movimentação de criminosos. De acordo com o secretário Rafael Velasco, outros 30 policiais penais integrantes da força de treinamento localizada em Porto Velho (RO) serão deslocados nesta quarta-feira (15) para Mossoró (RN), município que abriga um presídio federal.
Ataques
Entre meia-noite e 2h da última terça-feira (14), prédios públicos e estabelecimentos comerciais em 14 cidades do Rio Grande do Norte foram alvos de tiros e, também, incendiados por criminosos. Uma pessoa morreu e outras nove foram presas. Durante a reunião realizada na sede do Ministério da Justiça nesta tarde, representantes do governo estadual relacionaram os ataques a uma retaliação de bandidos insatisfeitos com mudanças implementadas pelo poder público local no sistema carcerário e com prisões feitas nas últimas semanas.
“O que está em curso é a reação do crime organizado frente ao avanço do governo do Rio Grande do Norte no controle do sistema prisional. Solicito apoio do Governo Federal, com a presença da Força Nacional de Segurança Pública, para que possamos somar esforços e colocar ainda mais energia no enfrentamento à violência no Rio Grande do Norte e trazer a normalidade, a paz, a ordem e a tranquilidade para o nosso povo”, disse Fátima Bezerra.