
Declaração de Monark, do Flow Podcast, em defesa de partido nazista causa revolta e indignação
Apresentador fere princípios constitucionais em sua fala durante o programa
“Criminoso”, “passou dos limites”, “privilégio branco”, “inaceitável”, essas são algumas das declarações que crescem nas redes em repúdio à fala do apresentador Monark, do Flow Podcast, que defendeu a legalização de um partido nazista no Brasil. Ele fez esta declaração durante na noite desta segunda-feira (7), em edição que também participaram os deputados federais Tabata Amaral (PSB-SP) e Kim Kataguiri (Podemos-SP).
Monark começou seu argumento reclamando que a esquerda “radical” teria mais espaço do a direita “radical” no parlamento, e para isso, defendeu a criação de um partido nazista. Reforçou ainda que “se um cara quisesse ser anti-judeu, eu acho que ele tinha o direito de ser”.
Durante esta terça-feira (8), o assunto repercutiu nas redes, causando ampla revolta e indignação. Confira algumas declarações:
Privilégio branco é defender a existência do nazismo em uma plataforma com milhões de seguidores, não perder patrocinadores e não sair algemado dali. Tá tudo escancarado, gente.
— Teresa Cristina (@TeresaCristina) February 8, 2022
Ñ podemos esquecer q nazismo ñ era só anti-judeu. Era anti-negro e anti-LGBT tb. Ele simplesmente está fazendo uma apologia a um partido que pregaria a morte a mais da metade da população brasileira (apesar que o ódio anti-negro e anti-indígena já tá em alguns partidos velado) https://t.co/gYUlxXs7kZ
— Preta Ijimú (@Nailahnv) February 8, 2022
Cara, o Monark tá defendendo q os nazistas tenham direito de ter um PARTIDO NAZISTA LEGALIZADO.
— Tati Nefertari (@TatiNefertari) February 8, 2022
Imagina defender q tem que existir gente que persegue Judeus, negros, LGBTs?
E é importante lembrar que aqui no Brasil teve um crescimento enorme de grupos nazistas. https://t.co/XBm7HO7FZz
Monark, do Flow, se declara a favor da existência de um partido nazista e defende ‘direito de ser anti-judeu’. Ou seja, Monark professa nazismo, despreza 5-6 milhões de mortos pelo Holocausto, e expõe os perigos de confundir expressão com ódio. https://t.co/Bmx3uwBCAt
— Thiago Amparo (@thiamparo) February 8, 2022
O nazismo é CRIME, é ideologia de ódio. Na Alemanha, Monark estaria preso e o podcast acabaria. No Brasil, onde os grupos extremistas cresceram mais de 200% nos últimos anos ele segue solto, patrocinado por grandes empresas e com microfone aberto pra falar absurdos. Inaceitável!
— Matheus Gomes (@matheuspggomes) February 8, 2022
É criminoso que um youtuber defenda abertamente a existência de um partido nazista e anti-judeu. A liberdade de expressão não pode ser usada em defesa do autoritarismo. Isso significa apoiar o genocídio de raças e não cabe numa democracia. Algo precisa ser feito, urgentemente!
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) February 8, 2022
https://twitter.com/GeorgMarques/status/1491063281049804800
https://twitter.com/franca_rodrigo/status/1491077022701191169