por Anna-Beatriz Aflalo

No mês de outubro, Belém recebe diversos visitantes em virtude do Círio de Nazaré. Estima-se que, no ano de 2025, mais de duas milhões de pessoas se reunirão na capital paraense para testemunhar a passagem de Nossa Senhora de Nazaré (Nazinha, para os mais chegados).

Por ser uma festa popular religiosa que tem como palco principal a via pública, estratégias de mobilidade urbana são pensadas para qualificar o deslocamento pela cidade e garantir a segurança de todos os romeiros e demais pessoas que participam da festa a seu modo.

Os bairros da Cidade Velha, Campina, Reduto e Nazaré são os mais afetados pelas mudanças no trânsito, por fazerem parte dos trajetos mais movimentados da festa: a trasladação, que acontece no sábado à noite (11/10), e o Círio, no domingo de manhã (12/10).

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a chegar no horário e não perder nenhum momento do “Natal dos Paraenses”:

1) Procure sair com bastante antecedência. O tempo de deslocamento aumenta consideravelmente no período do Círio;

2) As rotas de ônibus são alteradas para evitar vias bloqueadas e congestionamentos. Busque se informar nos canais oficiais do poder público municipal, das operadoras de serviço de transporte público ou com o motorista, antes de pegar o bonde;

3) Por conta dos bloqueios de ruas, vias próximas também ficam muito congestionadas e o tempo no engarrafamento aumenta bastante. Sugerimos, então, que dê preferência a vias paralelas distantes em uma quadra dos bloqueios de trânsito oficiais.

Para te ajudar ainda mais, desenvolvemos um mapa informando os pontos oficiais de bloqueio de trânsito (Prefeitura de Belém), as paradas de ônibus mais próximas em operação (Google Maps), além da sinalização de áreas bloqueadas para veículos (polígono vermelho) e as áreas que sugerimos evitar para não ficar preso no trânsito por muito tempo  (polígono em amarelo).

O mapa será atualizado a cada nova informação que seja divulgada nos canais oficiais do Círio ou da Prefeitura de Belém.
Acesse o mapa aqui: https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=12NfdhjFSvyrftdTFmxQRJGjbE1ryEd8&usp=sharing

Tem mais informações para ajudar? Deixe seu comentário para que possamos atualizar o link com a sua contribuição também!