Por Igor Serrano

No último dia 14/07, a Seleção Espanhola masculina de futebol conquistou sua quarta Eurocopa, após a vitória por 2×1 sobre a Inglaterra. Do elenco comandado pela juventude de Yamal e Williams e por diversos outros nomes como Olmo, Rodri e Cucurella, um jogador poderá voltar a fazer história em menos de um mês, na França (e não serão os dois atacantes destaques da Euro, não convocados para as Olimpíadas). Trata-se do meio campista Álex Baena.

Chamado pelo jornal Marca de ‘Magic’ Baena, o atleta nascido em 20 de julho de 2001, em Roquetas de Mar, se tornou em maio, com a camisa do Villarreal, o jogador com maior número de assistências (14) entre as cinco principais ligas de futebol da Europa (Espanha, Inglaterra, Itália, França e Alemanha). Com apenas 23 anos, vem de boas temporadas por seu clube (aonde chegou com apenas 11 anos de idade), que lhe garantiram uma extensão de contrato até 2028 (com multa rescisória de 60 milhões de euros) e sua primeira convocação para a Seleção Espanhola em setembro de 2023 e, posteriormente, também para a disputa do campeonato continental, em junho de 2024, na Alemanha.

Na Eurocopa, treinado por Luís De la Fuente, foram apenas 25 minutos em campo divididos em duas partidas (Itália e Albânia) e não por acaso. A concorrência na disputa por uma vaga no time era altíssima. Na França, sob o comando de Santi Denia, há a esperança de maior minutagem e de poder fazer algo grande, como declarou em entrevista ao site da Real Federação Espanhola de Futebol.

Atual vice-campeã olímpica masculina (perdeu para o Brasil a final em Tóquio 2020), a Espanha é uma das favoritas para repetir o feito alcançado somente em Barcelona 1992, quando conquistou a medalha de ouro com os jovens Pep Guardiola e Luís Enrique. Em Paris 2024, sem a concorrência do time canarinho (que não se classificou), a França treinada por Thierry Henry e a Argentina de Javier Mascherano aparecem como potenciais adversários.

Uniforme da Seleção Olímpica masculina de futebol para os Jogos de Paris 2024- Fonte: RFEF

No Grupo C, a Fúria terá confrontos na primeira fase contra: Uzbequistão (24/07, Paris, Parque dos Príncipes), República Dominicana (27/07, Bordeaux, Estádio do Bordeaux) e Egito (30/07, Bordeaux, Estádio do Bordeaux). Os elencos do torneio masculino de futebol olímpico são compostos por 18 jogadores, sendo ao menos 15 deles nascidos a partir de 1º de janeiro de 2001 (sendo permitidos três jogadores acima da idade).