Por Ben-Hur Nogueira e Laura Borges

As primeiras diárias de filmagem de “Tudo Que é Sólido Desmancha no Ar”, novo curta-metragem produzido pela Miratú Filmes, produtora independente sediada em Mariana (MG), tiveram início em outubro. A obra tem estreia prevista para novembro, na própria cidade.

O curta marca os dez anos do rompimento da barragem de Bento Rodrigues, um dos maiores desastres e crimes socioambientais da história do Brasil. A partir desse marco, o filme propõe uma reflexão sobre as consequências sociais, ambientais e humanas que ainda atravessam a região.

Dirigido por Anthony Christian e Laura Borges, o filme acompanha Carlos, um jovem trabalhador da mineração enraizado no distrito ficcional de Antônio Borba, em Mariana. Com sua filmadora em mãos, ele transforma a observação cotidiana em denúncia, registrando os impactos ambientais e sociais que atravessam seu território — agora marcado por um acontecimento inédito: a privatização do ar respirável.

A trilha sonora original é produzida por Aquiles, o Poeta, em parceria com o beatmaker Lil Tim. A faixa de boombap sintetiza a narrativa em uma composição autoral que traduz em ritmo e poesia a resistência cultural presente no curta.

A direção de fotografia é assinada por Uriel Marques, a direção de arte por Carla Maves e a direção de som por Luan Carlos. O elenco conta com Kaio Serafim, que interpreta o protagonista Carlos.

“Tudo Que é Sólido Desmancha no Ar” propõe um olhar crítico sobre os modos de vida nas cidades mineradoras, a exploração dos recursos naturais e as formas de resistência dos sujeitos que habitam esses territórios.

O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo de Mariana e também integra o trabalho de conclusão de curso em jornalismo de seus diretores, pela Universidade Federal de Ouro Preto. A produção reúne pesquisa, sensibilidade e experimentação audiovisual para construir uma obra que dialoga com o tempo presente e com o território onde nasce.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O processo de produção e os bastidores podem ser acompanhados no Instagram.