A capital paranaense recebe a 21ª Jornada de Agroecologia no campus Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no bairro Jardim das Américas. Desde 4 de dezembro, o evento tem promovido debates, oficinas, seminários, apresentações culturais e uma feira de produtos agroecológicos, com término previsto para 8 de dezembro.

Com foco na alimentação saudável e na preservação ambiental, a Jornada debate questões como os impactos dos agrotóxicos, o uso de bioinsumos, a emergência climática e o fortalecimento da agricultura familiar. Ao trazer esses temas para o público urbano, o evento busca apresentar soluções agroecológicas para transformar a produção de alimentos e adotar um estilo de vida mais equilibrado e sustentável.

A Feira da Agrobiodiversidade, no pátio do campus, é um dos principais destaques, com redes cooperativas, movimentos sociais e pequenos produtores que oferecem alimentos livres de veneno, artesanatos, cosméticos naturais, biojoias e produtos que reforçam a conexão entre economia solidária e sustentabilidade.

A programação cultural também se destaca, com apresentações de artistas renomados como Céu e Rincon Sapiência, além da participação da artista local Janine Mathias na abertura. Nos próximos dias, Matula Roots, Garibaldis e Sacis, e Rubia Divino enriquecem o evento, integrando arte, cultura e agroecologia.

Desde 2002, a Jornada de Agroecologia é um dos principais espaços de formação e fortalecimento das redes agroecológicas no Brasil. A ação é realizada por cerca de 60 organizações, movimentos sociais e populares, coletivos e instituições de ensino. Este ano, a edição conta com o apoio dos Correios, do Governo Federal, da UFPR e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná.

Comida boa e sem veneno, música de qualidade, memória, estudos e debates sobre alimentação e meio ambiente estão na programação. Confira!