Crianças e adolescentes denunciam abusos no ambiente familiar após palestras sobre violência sexual em escola no Goiás
Nos relatos, os alunos afirmaram que os abusos eram cometidos por pessoas conhecidas da família, de acordo com a PM.
Após participarem de uma palestra sobre Conscientização Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em uma escola de Campo Limpo de Goiás (GO), dez alunos, crianças e adolescentes, denunciaram terem sido vítimas deste tipo de violência. Nos relatos, eles afirmaram que os abusos eram cometidos por pessoas conhecidas da família, de acordo com a PM.
As atividades ocorreram entre segunda-feira (16) e sexta-feira (20) por uma Organização não Governamental (ONG), com apoio da PM, Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude.
Segundo a PM, um funcionário da prefeitura já foi preso suspeito de abusar da própria filha. A operação ocorreu a partir das denúncias e o nome não foi divulgado.
Durante a última palestra, cinco alunos de uma mesma escola contaram aos professores e palestrantes sobre o que passavam, de acordo com a Polícia Militar. O Conselho Tutelar imediatamente acionou os familiares dos estudantes.
Nove adolescentes e uma criança de cinco anos foram ouvidos na Central de Flagrantes de Anápolis. Após as oitivas, três homens de identidades não divulgadas foram levados para a delegacia por suspeita dos crimes, prestaram depoimento e foram liberados. O caso segue em investigação.
Em nota recente, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembra que grande parte da violência contra crianças e adolescentes acontece dentro de casa, com agressores conhecidos, e que estar na escola pode garantir à elas a convivência com adultos de confiança a quem podem pedir ajuda.
Com informações do G1, em reportagem de Jamyle Amoury e Adriel Morais.