Cozinha escola em São Paulo oferece cursos gratuitos nas áreas de gastronomia
São oferecidos cinco cursos profissionalizantes e gratuitos com foco no empreendedorismo local.
O Instituto Jatobás, organização da sociedade civil que atua com a missão de desenvolver espaços culturais, trilhas formativas e inclusão produtiva, em parceria com o Instituto Capim Santo — fundado pela chef Morena Leite e que oferece formação profissional em gastronomia para pessoas em situação de vulnerabilidade —, está com inscrições abertas para os cursos da Cozinha Escola Sabores Que Transformam , voltados para homens e mulheres, maiores de 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. Para marcar o início do projeto, o lançamento das inscrições ocorreu no dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, com plenárias sobre empreendedorismo gastronômico, sustentabilidade e geração de renda, abertas aos moradores das Favelas do Campo Belo.
A Cozinha Escola tem como objetivo oferecer programas e cursos profissionalizantes gratuitos na área de gastronomia, com foco na inclusão produtiva. O projeto visa ser um centro de troca de conhecimentos e experiências, além de um ponto de encontro para a educação, a cultura e a capacitação profissional, refletindo esse compromisso. Todos os cursos incluem atividades de desenvolvimento socioemocional, buscando fortalecer a autoestima e ajudar cada aluno a reconhecer seu potencial, ganhando confiança para se tornar um empreendedor em seu território.
“A Cozinha Escola é mais um sonho que realizamos no Galpão Jatobás. Desde que iniciamos nossas atividades aqui no Campo Belo, acompanhamos atentamente as demandas dos moradores. Os cursos no setor gastronômico têm sido de grande sucesso, oferecendo oportunidades de geração de renda e transformação de realidades. Agora, com uma cozinha profissional e a parceria do Instituto Capim Santo, podemos alcançar mais pessoas e ajudar a formar profissionais mais preparados para o mercado de trabalho ou mesmo para iniciar o seu próprio negócio”, conta Thais Almeida, integrante do Instituto Jatobás.
No projeto, são oferecidos cinco cursos: Cozinha Básica (boas práticas de sustentabilidade gastronômica, com foco no uso integral dos ingredientes, consumo consciente, coleta seletiva e reaproveitamento de alimentos), Panificação (massas para diferentes pães e recheios), Salgados (diversos tipos de massas, recheios e variedade de salgados, fritos e assados), Bolos (preparo de massas de confeitaria, cremes, recheios e coberturas, além de montagem e decoração de doces) e Marmitas (como cozinhar, montar, congelar e aquecer marmitas).
Cada atividade terá carga horária de 20 horas, e os alunos receberão apostilas impressas com receitas e dicas. Serão oferecidas 20 vagas em cada curso, e, para participar, basta ter mais de 18 anos e disponibilidade de horário. Os assuntos específicos nas turmas, que vão até fevereiro de 2025, podem fazer a reserva preenchendo o formulário de pré-inscrição, disponibilizado gratuitamente.
A Cozinha Escola está localizada no Galpão Jatobás, na região do Campo Belo, zona sul de São Paulo (SP). O projeto tem a missão de oferecer 200 certificações até fevereiro de 2025 e atender a oito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a agenda da ONU para serem realizados até 2030, sendo eles: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, consumo e produção responsável, igualdade de gênero e parcerias para implementação.
Faça sua inscriçao:
Instituto Jatobás
Com 19 anos de existência, o Instituto Jatobás é uma instituição dedicada a promover o acesso à cultura e desenvolver programas voltados para a capacitação para o mercado de trabalho e geração de renda. Através de suas iniciativas, o Instituto fornece aos participantes as ferramentas necessárias e o conhecimento para serem protagonistas de suas vidas. As trilhas formativas oferecidas na organização visam o fortalecimento da autoestima e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, aspectos especialmente importantes em contextos de vulnerabilidade social. O Instituto Jatobás atua para quebrar o ciclo da pobreza para que mais pessoas tenham a chance de prosperar e transformar suas realidades.
Instituto Capim Santo
Criada em 2010 pela chef Morena Leite, o Instituto Capim Santo é uma organização não governamental que promove a democratização da gastronomia como ferramenta para gerar empoderamento e mobilidade social para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com unidades nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Trancoso, Salvador e Itacaré, com dois grandes projetos, Cozinha do Amanhã e Pare com a Fome, a organização já formou mais de 8000 alunos na área da gastronomia social e sustentável, que considera a identidade brasileira na gastronomia, o valor nutricional dos alimentos, o combate ao desperdício, o diálogo com pequenos produtores, entre outros pilares. Também atua em rede com ONGs parcerias para mitigar a fome, onde já distribuiu 1 milhão de marmitas.