Nos dias 23 e 24 de novembro acontece a 4ª edição da Rio Pride – a Copa do Orgulho, no complexo esportivo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Com expectativa de mais de 400 participantes, o evento terá torneios de equipes amadoras de vôlei, futebol e handebol, em sua maioria formadas por pessoas LGBTI+.

“O objetivo da Rio Pride é dar visibilidade às pessoas e pautas LGBTI+ no setor esportivo. O torneio é realizado desde 2019 e já mobilizou mais de 200 atletas em edições anteriores. A edição de 2024 vai ser ainda mais completa, com 40h de atividades em espaços simultâneos, incluindo painéis de debate, lançamento de livros e novas modalidades esportivas”, conta Thiago Engels, um dos coordenadores da ação.

A realização do evento é resultado da parceria entre os projetos de extensão “Esporte e inclusão para a comunidade LGBTI+” e “Laboratório de Inovação Social”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A parceria entre a Associação Lendários e a rede de universidades prevê, ainda, um conjunto de ações que visam contribuir com o propósito de visibilizar a comunidade LGBTI+ no mundo dos esportes. Entre elas estão: aulas de iniciação esportiva; preparação de equipes competitivas para o esporte de participação; programa de gratuidade com ajuda de custo para atletas em situação de vulnerabilidade social; suporte à pesquisas e publicações sobre o tema, e o mapeamento digital de coletivos esportivos LGBTI+.

Fórum Estadual de Esportes LGBTI+

Durante o evento também haverá o primeiro encontro dos gestores de equipes integrantes do Fórum Estadual de Esportes LGBTI+ para compartilhar atividades de geração de conhecimento, organizadas em torno dos debates sobre gêneros e sexualidades no mundo dos esportes. Estão previstas, ainda, aulas abertas com coletivos esportivos da cidade, cursos, palestras, entrevistas e paineis de debate com o Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (LACON) e o Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME).