Por Aline Nogueira

A agenda de jogos da Copa do Mundo Feminina 2023 passa por uma mudança desde a madrugada deste sábado (30), quando se iniciou a terceira rodada da fase inicial da competição. Agora as seleções de mesmo grupo se enfrentam em horários simultâneos. Sendo assim, os confrontos do Grupo A, entre Suíça x Nova Zelândia e Noruega x Filipinas, aconteceram às 4h (horário de Brasília).

A mesma lógica seguirá nos próximos jogos. Nesta madrugada, o grupo C joga também às 4h, quando haverá os confrontos Japão x Espanha e Costa Rica x Zâmbia. Na sequência, às 7h, jogam Irlanda x Nigéria e Canadá x Austrália pelo Grupo B.

A intenção dos jogos simultâneos é evitar que as seleções já entrem em campo eliminadas ou que influenciem o resultado do torneio, seja para continuarem na disputa ou eliminarem rivais.

Neste momento, Suíça e Noruega, que já realizaram os três jogos da fase de grupos, estão garantidas na oitavas. Noruega pegou a vaga nas eliminatórias por critério de desempate. Austrália, Canadá e Nigéria dependem apenas de si para avançar, qualquer cenário é possível nessa última rodada.

“Jogo da Vergonha”

O jogo que explica a adoção desta prática pela Fifa ocorreu em 1982, na Copa da Espanha. Na última rodada do Grupo 2, a partida entre Chile e Argélia terminou com vitória africana, resultado que provisoriamente classificava os argelinos para a próxima fase.

A disputa entre Alemanha e Áustria ocorreu no dia seguinte e, sabendo do resultado do outro duelo, os jogadores das duas equipes entraram em campo cientes de que uma vitória dos alemães por um ou dois gols classificava ambos os times.

Após a seleção germânica abrir o placar aos 10 minutos, os times “evitaram” jogar, gastando o tempo até o final da partida. O estádio foi tomado por vaias das próprias torcidas e o episódio foi classificado como um vexame pela imprensa mundial.

Com o resultado, Alemanha e Áustria se classificaram e a Argélia foi eliminada. Desde então, a Fifa aderiu aos jogos simultâneos na última rodada da fase de grupos.

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube