Conheça Rafaelson Bezerra, brasileiro que brilha no Vietnã e é campeão da Copa do Sudeste Asiático
Naturalizado vietnamita, foi sucesso na seleção do país que o acolheu, sendo o artilheiro da competição.
Por Paty Zupo & Ruan Nascimento
O nome dele é Rafaelson Bezerra Fernandes, 27, natural da cidade de Pirapemas, município do Estado do Maranhão, que também foi berço dos escritores Viriato Corrêa e João Francisco Lisboa. Movido pelo sonho de ser um jogador de futebol, ainda aos 14 anos, foi tentar a sorte na Bahia, passando pelas categorias de base do Bahia e do Vitória – onde estreou profissionalmente. Sua jornada no esporte lhe garantiu propostas para jogar no exterior. Encontrou o seu auge no Vietnã, país do Sudeste Asiático. E, desde 2023, defende a seleção daquele país, sendo peça fundamental na conquista da Copa ASEAN, a Copa do Sudeste Asiático, principal competição entre as nações da região.
A conquista foi no último domingo (5), após a vitória sobre a Tailândia por 3 a 2 no jogo de volta da decisão. Na ida, os dois gols do Vietnã foram marcados por Rafaelson, ou Nguyen Xuan Son, como é conhecido por lá.
Rafaelson chegou à seleção do Vietnã em 2023, e sua estreia foi “inesquecível” , como ele mesmo descreve. No torneio recém conquistado, o atleta foi eleito o melhor jogador, com 07 gols em 04 jogos. A Copa ASEAN é realizada a cada dois anos para revelar a melhor seleção do Sudeste Asiático.
A histórica campanha
A caminhada vietnamita com a liderança de Rafaelson se encerrou com o título conquistado de forma invicta. Na fase de grupos, a seleção venceu as equipes do Laos, Indonésia e Myanmar, e empatou com as Filipinas. Nas semifinais, foram duas vitórias contra a equipe de Singapura, até a chegada à decisão contra a Tailândia. Porém, a festa do brasileiro não foi completa, pois ele fraturou a perna durante o jogo, e precisou ser levado às pressas para o hospital. Os demais companheiros de time o homenagearam na hora de receber as medalhas.
“Fiz uma competição importante. Foram sete gols em apenas quatro jogos. Divido esse mérito com meus companheiros. Foi emocionante a homenagem que fizeram quando estavam recebendo as medalhas de campeão. Sou grato por estar vivendo esse momento”, destacou o jogador, em entrevista ao portal Imirante.
Trajetória
Rafaelson nasceu em 30/03/1997. O primeiro time por onde passou foi no Bahia, ainda como atleta da base, até 2013. Depois disso, migrou para o Vitória, estreando profissionalmente, e atuando na equipe até 2018. A primeira equipe fora do Brasil que defendeu foi o Vegalta Sendai, do Japão, entre os anos de 2018 e 2019. Depois, atuou no Naestved, da Dinamarca.
Foi no ano de 2020 que o brasileiro desembarcou no Vietnã. Rafaelson jogou pelas equipes do Nam Dinh, SHB Da Nang, Topenland Binh Dinh e Thep Xanh Nam Dinh, clube que defende desde 2023. Em outubro de 2024, Rafaelson recebeu a cidadania vietnamita, e passou a ser chamado como Nguyen Xuan Son. “Toda a minha família vive no Vietnã. Para mim, esta é a minha segunda pátria. Estou verdadeiramente feliz por me tornar um cidadão vietnamita”, publicou em suas redes sociais.