Por Letícia Gomes

No mês da Consciência Negra, o cenário musical brasileiro se enriquece com novos lançamentos e relançamentos de artistas pretos, trazendo uma celebração da cultura afro-brasileira e uma contribuição significativa para a música nacional.

Conheça as novidades musicais que marcam este mês especial, destacando a estreia de Gabriele Leite com o álbum “Territórios”, o lançamento do disco homônimo do grupo afro-baiano Aguidavi do Jêje, o relançamento do histórico “Gil Luminoso” de Gilberto Gil em LP Duplo, o álbum “Aos Vivos” de Chico César em edição limitada e a versão em vinil duplo de “OXEAXEEXU”, do BaianaSystem.

Conhecer os lançamentos de artistas pretos no mês da Consciência Negra é uma oportunidade única para celebrar a riqueza da cultura afrobrasileira e sua contribuição inestimável para a música brasileira.

Aproveite para adquirir essas preciosas obras e se envolver ainda mais na celebração da cultura afrobrasileira através da música. Não perca a chance de enriquecer a sua coleção musical e apoiar artistas talentosos que continuam a tradição de inovação e expressão na música brasileira.

 

Foto: Diego Bresani

“Territórios”

Natural de Cerquilho (SP), Gabriele Leite se destaca como prodígio no violão clássico e está pronta para lançar seu álbum de estreia “Territórios”, que reúne obras de compositores renomados. Seu amor pelo violão clássico na infância fez ela trilhar uma jornada acadêmica notável, se tornando Doutoranda em Performance Musical nos EUA. O álbum representa um marco em sua carreira, além de trazer uma nova perspectiva sobre a música clássica brasileira.

Foto: Diego Bresani

“Aguidavi do Jêje”

Com o álbum de mesmo nome, Aguidavi do Jêje é uma experiência sonora que celebra a ancestralidade afro-baiana gravado no Terreiro de Bogum, em Salvador (BA). O som dos atabaques e a riqueza das tradições culturais marcam a essência do disco. A faixa “Violão de Cabaça” tem participação especial de Gilberto Gil, fazendo um encontro de gerações e influências musicais, uma fusão entre a tradição e a vanguarda, em um diálogo entre o passado e o presente.

Foto: Capa de disco

“Gil Luminoso”

Álbum histórico de Gilberto Gil, gravado apenas com voz e violão. O LP duplo relançado pela Rocinante Três Selos apresenta uma jornada pela vasta carreira do artista, proporcionando um mergulho profundo em sua obra. Originalmente gravado em 1999, destaca várias facetas de Gilberto Gil, desde o tropicalismo até o afrofuturismo. É um retrato da genialidade musical de um dos maiores nomes da música brasileira.

Foto: Ana Lefaux

“Aos Vivos”

O álbum “Aos Vivos” de Chico César, marcou o início da carreira do artista, lançado em 1995. O disco, gravado em três noites, revela a poesia concreta e as divisões rítmicas características do cantor e compositor paraibano. A reedição em vinil oferece a oportunidade de apreciar a música de Chico César de forma mais crua e autêntica. O álbum apresenta suas músicas autorais e interpretações de outros artistas, mostrando sua versatilidade musical.

Foto: Pedro Soares

“OXEAXEEXU”

O álbum “OXEAXEEXU” do BaianaSystem, lançado em 2021, recebe uma edição comemorativa em vinil duplo. O disco é uma jornada de ida e volta pelas músicas, culturas e espiritualidades que unem o nordeste brasileiro, a África Oriental e a América Latina. O LP oferece uma experiência sonora única, destacando a afrolatinidade e a riqueza musical do BaianaSystem. O álbum é uma celebração da fé, da luta, da transformação e da esperança.