Por Ana Beatriz Alves

As Olimpíadas de Paris 2024 são um marco especial para muitos atletas que competem pela primeira vez. Estes jovens estreantes trazem novas histórias de dedicação e superação, prontos para mostrar ao mundo suas habilidades e buscar a glória olímpica. O Ninja Esporte Clube apresenta algumas carinhas novas que podem surpreender nesta edição:

SOFIA MADEIRA, GINÁSTICA RÍTMICA:

A capixaba Sofia Madeira, de apenas 20 anos, vai em busca do primeiro ouro junto com a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, cuja vaga foi conquistada ainda em 2023. A equipe disputou a Copa do Mundo de Milão, garantindo a medalha de prata. Sofia começou na ginástica com o incentivo da mãe, aos 8 anos, e seu sonho sempre foi ser ginasta da seleção brasileira. Em Paris, ela pode fazer história junto com o grupo, levando a Ginástica Rítmica ao pódio pela primeira vez na história.

GUILHERME CARIBÉ, NATAÇÃO:

Um dos grandes talentos do Brasil na disputa olímpica é o baiano Guilherme Caribé, de 21 anos. Ele se destacou nos Jogos Pan-Americanos, conquistando três medalhas de ouro. Em março deste ano, o nadador superou o recorde brasileiro das 100 jardas (91 metros) nos EUA, que era do campeão olímpico Cesar Cielo desde 2008, com um tempo de 40s55, garantindo sua vaga para Paris 2024. Hoje, ele é considerado o “novo Cielo” da Seleção Brasileira.

BEATRIZ SOUZA, JUDÔ:

A história da judoca Beatriz Souza, de 26 anos, é inspiradora e prova de que a hora certa sempre chega. A atleta ficou muito próxima de disputar os Jogos de Tóquio 2020, mas perdeu a vaga para a experiente Maria Suelen Altheman, que se aposentou aos 34 anos. No entanto, o mundo deu voltas e hoje, Altheman é treinadora de Beatriz no Clube Pinheiros. Beatriz Souza foi eleita a melhor judoca de 2023 no Prêmio Brasil Olímpico, e subir aos pódios já virou rotina. Atualmente, a atleta está na quinta posição do ranking mundial e é um dos principais nomes para trazer a medalha olímpica para o Brasil.

DARLAN SOUZA, VÔLEI:

Mais um grande destaque na Seleção Brasileira de Vôlei, Darlan Souza, de 22 anos, teve ótimas atuações nas competições de 2023, levando ao ouro no Pan-Americano. Ele estreia em Paris junto com o veterano Alan Souza, seu irmão. A dupla vai em busca da primeira medalha de ouro, junto com os também irmãos Júlia e Lukas Bergmann.

JÚLIA SOARES, GINÁSTICA ARTÍSTICA:

Estreante na equipe, Júlia Soares, de 19 anos, ganhou espaço na Seleção Brasileira em 2021 e, dois anos depois, já contribuiu com a equipe nos Jogos Pan-Americanos, trazendo a medalha de prata para o Brasil. A ginasta já está pronta em Paris, junto com Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flávia Saraiva e o time todo que nos encherá de orgulho.

AUGUSTO AKIO, SKATE:

Paraense de 23 anos, Akio é vice-campeão mundial nas modalidades Park e Vert e prata nos Jogos Pan-Americanos de 2023. Ainda muito jovem, o skatista não conseguiu resultados suficientes para Tóquio 2020, mas é uma das promessas na modalidade tão amada e disputada em Paris 2024.