Por Hayane Bonfim

Antes de ‘Ainda Estou Aqui’ lutar pela estatueta de Melhor Filme Internacional com ‘Emilia Pérez’, a obra teve que disputar internamente para ter ao menos a chance de concorrer a ela. A explicação para isso é a dinâmica estabelecida pela Academia, que solicita a cada país a seleção prévia de apenas um filme para ser possivelmente indicado à categoria.

A instituição nacional encarregada da escolha é a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, que realiza uma votação entre os 25 membros da comissão. Para se inscrever, o filme não pode ter sido exibido em televisão aberta, fechada ou plataformas de streaming. Também é um impedimento já ter concorrido à seleção em algum ano anterior.  

São realizadas duas etapas, com apenas seis filmes selecionados para a segunda fase, de onde sai o escolhido final. Somente após todo esse processo, o longa-metragem estrelado por Fernanda Torres pode ser oficialmente considerado para a categoria de Melhor Filme Internacional, denominada Melhor Filme Estrangeiro até o ano de 2020.

Embora não tenham sido escolhidas para a premiação mais lembrada do cinema estadunidense, as outras cinco obras nacionais que ficaram de fora da competição conseguiram menções em outros festivais ao redor do mundo.

‘Motel Destino’

SINOPSE: O Motel Destino em tons de neon é um hotel de sexo à beira da estrada sob o céu azul ardente da costa do Norte do Brasil, administrado pelo boorish Elias e sua frustrada e bela esposa Dayana. Quando Heraldo, de 21 anos, se vê no motel, depois de errar um golpe e fugir da polícia e da gangue que ele decepcionou, Dayana se vê intrigada e o deixa ficar. Enquanto os dois navegam em uma dança de poder, desejo e libertação, um perigoso plano de liberdade surge. Neste noir tropical, lealdades e desejos se entrelaçam, revelando que o destino tem seu próprio design enigmático.

O diretor cearense Karim Aïnouz (‘O Céu de Suely’) já conseguiu emplacar ‘A Vida Invisível’ como representante do Brasil no Oscar 2020, no entanto, o feito não se repetiu neste ano através de ‘Motel Destino’.

Com Iago Xavier, Nataly Rocha e Fábio Assunção no elenco, o thriller erótico recebeu indicação à Palma de Ouro no Festival de Cannes – prêmio de maior prestígio dentro do evento francês. Também foi indicado ao Queer Palm, cerimônia com júri independente que busca premiar o melhor filme LGBTQIA+ exibido em Cannes.

Embora não tenha sido vitoriosa nessas ocasiões, a obra ainda assim acumulou prestígio tanto nacional quanto internacionalmente. Nos Estados Unidos, recebeu o título de “filme mais sexy em Cannes” pela revista Vanity Fair. É possível conferir a obra na plataforma Telecine.

‘Cidade; Campo’

SINOPSE: O filme apresenta duas histórias sobre migração entre a cidade e o campo. Na primeira parte, após o rompimento de uma barragem inundar sua terra natal, a trabalhadora rural Joana se muda para São Paulo para encontrar sua irmã Tânia, que mora com o neto Jaime. Joana luta para sobreviver na “cidade do trabalho”. Na segunda parte, Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai, falecido recentemente. A natureza obriga as duas mulheres a enfrentar frustrações e lidar com memórias e fantasmas.

Definido pela própria diretora Juliana Rojas (‘As Boas Maneiras’) como um “filme sobrenatural existencialista”, ‘Cidade; Campo’ traz para a tela os fantasmas da história recente do Brasil, como Mariana (MG) e Brumadinho (MG).

Vencedora na categoria de Melhor Direção na mostra Encounters do Festival de Berlim, não saiu com o prêmio somente na capital alemã. Em Portugal, a obra recebeu o QueerArtLab Award no IndieLisboa Festival Internacional de Cinema. Já no Brasil, se consagrou com o Prêmio da Crítica de Melhor Longa-metragem Brasileiro no Festival de Cinema de Gramado.

O filme está disponível para ser alugado pelo YouTube ou Google Play Filmes e TV, além de poder ser assistido na Amazon Prime Video.

‘Sem Coração’

SINOPSE: Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de “Sem Coração” por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.

Os diretores Nara Normande e Tião exploram os dilemas e a sexualidade de Tamara ao longo do coming of age ‘Sem Coração’. Com elementos do fantástico para retratar o amadurecimento de uma adolescente, o longa conta com um olhar curioso voltado para a juventude.

O filme marcou presença na mostra Orizzonti do 80º Festival de Cinema de Veneza, na Itália. Todavia, foi em território brasileiro que recebeu mais reconhecimento: levou o Prêmio ABBRACINE de Melhor Longa na Mostra Internacional de São Paulo, enquanto conquistou o Prêmio Felix de Melhor Filme (temática LGBTQIA+) e o Prêmio Redentor de Melhor Fotografia no Festival do Rio.

É possível assistir ao filme alagoano na Netflix, mas também existe a possibilidade de alugar YouTube, Amazon Prime Video ou Google Play Filmes e TV.

‘Levante’

SINOPSE: A futura liberdade e autonomia de Sofía, uma jovem jogadora de vôlei, são ameaçadas por um conservador e violento efeito manada… Às vésperas do campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, SOFÍA (17), descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de interrompê-la clandestinamente, ela acaba se convertendo em alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço, mas nem Sofía nem aqueles que a amam estão dispostos a se render ante o fervor cego da manada.

‘Levante’ é centrado no estigma do aborto, com protagonismo negro e jovem. Em entrevista ao Portal Catarinas, a diretora Lillah Halla reforçou a importância da temática e da diversidade ao fazer cinema, declarando que “quanto mais pessoas com útero contam histórias, mais essas realidades distintas relacionadas à gravidez indesejada vão se tornando plurais”.

Entre várias conquistas, o filme teve vitória no Prêmio da Crítica do Festival de Cannes, Melhor Filme Ibero-Americano no Festival de Palm Springs e Melhor Direção no Festival do Rio. Assim como ‘Cidade; Campo’, o longa-metragem pode ser alugado pelo YouTube e Google Play Filmes e TV, ou assistido na Amazon Prime Video.

‘Saudade Fez Morada Aqui Dentro’

SINOPSE: Bruno é um menino de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, o filme converte o destino trágico de seu protagonista em um relato de aprendizagem coletivo.

Filmado em Curaçá, no sertão baiano, ‘Saudade Fez Morada Aqui Dentro’ conta com a direção de Haroldo Borges. Para compor parte do elenco, a produção fez questão de procurar novos talentos em atores não profissionais, recrutados em pesquisas em escolas públicas na capital Salvador (BA).

Celebrado em vários festivais, recebeu o troféu de Melhor Longa-Metragem no Festival de Mar del Plata, na Argentina. Também saiu vitorioso como Melhor Filme na mostra Novos Rumos do Festival do Rio.

Graças à vitória no Prêmio Netflix da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em que um filme é selecionado para ter os direitos de distribuição adquiridos pela empresa multinacional, a obra pode ser acessada na plataforma de streaming em cerca de 190 países.

Inscritos, mas não pré-selecionados

Foto: Divulgação

Alguns longa-metragens se submeteram a seleção, porém não passaram para a segunda fase. Confira os títulos e sinopses:

“A Metade de Nós” (dir. Flávio Botelho): Francisca e Carlos lutam para se adaptar à nova realidade após o suicídio do único filho, Felipe. Mergulhados em fantasias, medos e melancolia, o casal se separa. Cada um a seu modo vivencia experiências radicais. Carlos se muda para o antigo apartamento de Felipe, alienando-se na vida do filho morto. Já Francisca, assombrada pela culpa, dedica-se a desvendar o enigma do suicídio.

“Estômago 2: O Poderoso Chef” (dir. Marcos Jorge): A fantástica e divertida jornada de nosso “anti-herói” preferido, Raimundo Nonato (João Miguel), e suas aventuras filosófico-culinárias continuam. Dezesseis anos depois dos acontecimentos do primeiro filme, Nonato virou o chef dos chefes na prisão, encantando com seu talento culinário e saborosa lábia tanto o diretor do presídio quanto o veterano líder dos detentos, Etecétera (Paulo Miklos). Até que um terceiro chefão, o mafioso italiano Dom Caroglio (Nicola Siri), chega para disputar o controle da penitenciária e o privilégio de ser servido pelo carismático cozinheiro. Ao mesmo tempo, conheceremos os tortuosos caminhos que transformaram o pacato filho da dona de um restaurante brasileiro no sul da Itália no poderoso chefe que, anos depois, vem ao Brasil desafiar o crime organizado por causa de Nonato.

“Ninguém Sai Vivo Daqui” (dir. André Ristum): No começo dos anos 70 a jovem Elisa e internada à força pelo pai no Hospital Psiquiátrico Colonia, por ter engravidado do namorado. Após passar por muitos abusos, Elisa, junto com outros colegas injustiçados, lutará para encontrar uma maneira de fugir dessa sucursal do inferno.

“Sequestro do Voo 375” (dir. Marcus Baldini): Em 1988 o trabalhador Nonato (Jorge Paz) se rebelou contra o presidente e as dificuldades de um país em crise e orquestra o sequestro de um voo comercial para um atentado ao Palácio do Planalto. Murilo (Danilo Grangheia), o piloto desse avião, se vê responsável pela vida de mais de 100 pessoas a bordo e mesmo com toda tensão criada pelo sequestrador dentro da aeronave, executa a manobra mais impressionante da sua carreira e muda a história da aviação. Baseado em uma história real.

“Vermelho Monet” (dir. Halder Gomes): Johannes Van Almeida (Chico Diaz) é um pintor de mulheres sem aceitação no mercado; obsoleto. Com a visão deteriorada e à beira de um colapso nervoso, encontra em Florence Lizz (Samantha Müller) – uma famosa atriz em crise e insegura na preparação para o seu filme mais desafiador a inspiração para realizar sua obra prima. Antoinette Lefèvre (Maria Fernanda Cândido) é uma influente marchand/connoisseur de arte que fareja o valor de obras de arte quando histórias de inspiração viram obsessão entre pintores e modelos.

“Votos” (dir. Ângela Patrícia Reiniger): O documentário investiga as razões que levam as pessoas, em pleno século 21, a fazer os votos de Conversão dos Costumes (Pobreza e Castidade), Obediência, e Estabilidade (viver e morrer no mesmo local), e a optar por viver em clausura, ao entrarem para a vida monástica. No mundo atual, onde há uma busca incansável por novidades e as relações humanas são cada vez mais descartáveis, os votos religiosos são, ao contrário disso, um compromisso para toda a vida. Tanto que, em sua fase final, são chamados de perpétuos. O documentário revela esta realidade, dentro dos mosteiros e abadias, a qual a maior parte das pessoas não têm acesso. E mostra também quem, depois de passar por todo processo, descobre que aquela vida não era para si.

Texto produzido em colaboração a partir da Comunidade Cine NINJA. Seu conteúdo não expressa, necessariamente, a opinião oficial da Cine NINJA ou Mídia NINJA.