Por Ana Carolina Menaguali

Como romancista sáfica e pesquisadora, Olívia Pilar é uma talentosíssima autora mineira que impulsiona a representatividade no mundo literário. Sendo a mente por trás de obras como “Um Traço Até Você” e “Quando o Sol Voltar”, ela aborda o amor LGBTQIA + e dá protagonismo a mulheres negras. Indo além disso, seus livros e coletâneas de contos também dão voz a diferentes jornadas de autoconhecimento, inseguranças, violência e política, trazendo unicidade a cada personagem que escreve. 

Sua carreira se inicia no mundo acadêmico, desde sua graduação ao doutorado na área da comunicação, Olívia sempre utilizou de sua voz como ferramenta de visibilidade às pessoas negras e mulheres. Assim, mostra seu comprometimento com a causa feminista e antirracista em todos seus campos de atuação.

Atualmente, recém-casada após 5 anos de namoro, a escritora traz para suas redes sociais depoimentos emocionantes sobre seu relacionamento com a também pesquisadora e professora universitária Pâmela Guimarães-Silva.

Quando a autora dá vida aos seus personagens, ela permite uma perspectiva além da luta constante das mulheres negras e dá espaço para suas histórias de amor. Com mais de 10 publicações, sendo a maioria de maneira independente, marca sua presença como figura representativa e como porta-voz da linha de romances sáficos entre mulheres negras.

Seu primeiro romance, “Um Traço Até Você”, conquistou a 19° posição no Top 20 do Prêmio Litera 2023, prêmio que conta com a votação do público via internet  para eleger os melhores romances direcionados aos jovens, contando com 30 mil votos.