Por Kauhan Fiaux

A Canoagem Slalom ganha uma nova prova nas Olimpíadas de Paris: o Caiaque Cross, ou Caiaque Extremo, que promete disputa acirrada entre os competidores. Diferente dos outros tipos de Canoagem, no Caiaque Cross, a disputa não é contra o relógio. Ana Sátila e Pepê Gonçalves representam o Brasil na categoria feminino e masculino, respectivamente, e buscam a primeira medalha do Brasil na modalidade.

No Caiaque Cross, quatro atletas largam juntos na água, eles devem passar pelas portas verdes (no sentido da correnteza) e vermelhas (sentido contrário à correnteza) e, em um trecho específico do circuito, os competidores devem realizar o caiaque roll, uma rotação de 360º. Vence quem chegar primeiro, como em uma corrida. Na prova, é permitido tocar nas portas, desde que o atleta passe por todas elas. Caso não passe, o competidor é desclassificado. 

Ana Sátila passando pela zona de rotação 360º. Foto: Wander Roberto/COB

A primeira sessão do Caiaque Cross é a etapa contra o relógio, uma tomada de tempo que define as chaves das baterias. Na rodada preliminar, os dois primeiros colocados vão às quartas de finais e assim por diante, até chegar na disputa por medalhas. Na França, as provas de Canoagem serão realizadas no Estádio Náutico de Vaires-sur-Marne.

A Canoagem Slalom estreou nos Jogos Olímpicos em 1972, nas Olimpíadas de Munique. Além do caiaque cross, a modalidade tem mais duas provas: canoa e caiaque individuais, nessas duas provas, vence quem fizer o circuito aquático no menor tempo possível. Diferente do caiaque cross, um atleta compete de cada vez e quem toca nas portas ou não passa por elas é penalizado com adição de tempo, sem ser desclassificado.

Treino do atleta Pepê Gonçalves. Foto: Wander Roberto/COB

Expectativas para o Brasil

Ana Sátila e Pepê Gonçalves são os atletas que representam o país nas provas de Canoagem Slalom, modalidade que o Brasil nunca conquistou medalha em Jogos Olímpicos. Na final do Campeonato Pan-Americano de Caiaque Cross de 2024, realizado no Parque Radical de Deodoro, Ana e Pepê conquistaram a medalha de ouro. Ana também conquistou ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago.

Em entrevista ao Comitê Olímpico do Brasil, Pepê revelou que, por ser uma prova nova, o Caiaque Cross diminui as vantagens dos europeus: “a gente começou [a Canoagem Slalom] anos atrás dos europeus, só que no Extremo não, a gente começou junto com eles”, disse.

Agenda do Caiaque Cross*

Masculino

Sexta-feira (02/08): 10:30 – disputa contrarrelógio

Sábado (03/08): 11:40 – rodada 1 | 13:45 – repescagem

Domingo (04/08): 10:30 – eliminatórias

Segunda-feira (05/08): 10:52 – quartas de final | 11:28 – semifinal | 11:48 – final

Feminino

Sexta-feira (02/08): 11:40 – disputa contrarrelógio

Sábado (03/08): 10:30 – rodada 1 | 13:05 – repescagem

Domingo (04/08): 11:45 – eliminatórias

Segunda-feira (05/08): 10:30 – quartas de final | 11:15 – semifinal | 11:43 – final

Onde assistir

TV: Sportv

Streaming: Cazé TV (YouTube, Twitch e Prime Video) e Globoplay

*Horários de Brasília