Cinco jogadoras chamam a atenção por seus feitos

Foto: Thais Magalhães/CBF

Por Naiara Ashaia

A aguardada Copa do Mundo Feminina começou e a  Seleção Brasileira dará início à busca pelo título inédito na competição. A estreia do Brasil será contra o Panamá, no dia 24, e, ao longo da fase de grupos, enfrentará também a França e a Jamaica.

Entre as convocadas por Pia Sundhage, alguns nomes se destacam como promessas no futebol feminino brasileiro. Conheça algumas:

Duda Sampaio

A jovem jogadora já se tornou conhecida no mundo do futebol. Foto: Thais Magalhães/CBF

 

Revelada pelo América-MG, aos 16 anos, Maria Eduarda Sampaio, a Duda Sampaio, é considerada a maior promessa do futebol feminino brasileiro. A atleta tem se destacado como uma das principais jogadoras da seleção brasileira. Em seu período de dois anos no time mineiro, a jogadora impressionou com 14 gols, em 22 jogos. Além disso, conquistou uma Copa Belo Horizonte e um Campeonato Mineiro.

Entre 2019 e 2021, Duda fez parte do Cruzeiro e, posteriormente, em 2022, foi para o Internacional. No novo clube, ela registrou 4 gols marcados e brilhou com 11 assistências fornecidas.

 

Lauren

A zagueira já é vista como quem terá uma carreira promissora. Foto: Thais Magalhães/CBF

 

Aos 20 anos de idade, Lauren é considerada uma promissora zagueira. A jovem terá a oportunidade de participar de sua primeira competição, representando a Seleção Brasileira principal. Nas últimas duas temporadas, a atleta defendeu o Madrid CFF, mas se despediu do clube em maio deste ano. 

Sua convocação, por Pia Sundhage, foi em 2021, após suas boas atuações nas categorias de base da Seleção. Além de conquistar o título do Brasileirão Sub-18 pelo São Paulo, a zagueira, também, se destacou ao vencer a Sul-Americana de seleção, nas categorias Sub-17 e Sub-20.

Ana Vitória

Ana Vitória é a herdeira da camisa 8. Foto: Thais Magalhães/CBF

 

Ana Vitória é uma meio-campista de 23 anos que, atualmente, joga pelo PSG e, em sua trajetória na Seleção, demonstrou versatilidade. Foi escalada, por Pia, para atuar como primeira volante, em jogos da She Believes Cup, em 2022, como alternativa na ausência Duda Sampaio, que estava lesionada.

Embora não tenha sido convocada nas duas últimas listas, Ana Vitória está de volta à Seleção Brasileira. Com a ausência de Formiga, Aninha assume a responsabilidade de usar a tradicional camisa 8.

 

Camila

“Eu vou para a copa”, foi a frase de Camila, em comemoração nas suas redes. Foto: Thais Magalhães/CBF

 

Nascida em São Luís do Maranhão, Camila tem 22 anos e chegou ao Santos em 2020. Hoje, é a goleira titular das Sereias da Vila. Em 2022, recebeu o reconhecimento como a melhor goleira do Campeonato Paulista, tendo sofrido, apenas, 6 gols durante a competição.

Sua trajetória começou em 2017, quando foi revelada pelo Sampaio Corrêa. Em seguida, defendeu o Viana, o Chapecoense, o Internacional e o Iranduba. Em abril deste ano, Camila foi convocada pela, primeira vez, para a Seleção Brasileira, participando da disputa contra a Inglaterra.

Aline Gomes

Aline é a grande promessa do futebol brasileiro. Foto: Thais Magalhães/CBF

 

Com apenas 17 anos, a jovem atacante da Ferroviária desponta como uma das maiores promessas do futebol feminino no Brasil. Aline Gomes conquistou esse reconhecimento, de forma merecida, desde que se juntou à equipe de Araraquara, em 2020. Sua inteligência, habilidade e capacidade de finalização a fizeram se destacar.

Tendo iniciado sua carreira na Seleção Brasileira principal em março deste ano, Aline já havia trilhado uma trajetória de destaque nas categorias de base. Ela foi campeã Sul-Americana Sub-17 e teve participações nos mundiais Sub-17 e Sub-20, somando um total de 16 jogos, nos quais marcou 10 gols.

Fonte: Fut Das Minas

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube