Por Vitor Costa, para Cobertura Colaborativa #NECParis2024

A cidade de Paris já vive o clima da edição dos Jogos Paralímpicos de 2024, as quais a cerimônia de abertura ocorreu na última quarta-feira (28). Uma das equipes favoritas na briga por medalhas, o time Brasil Paralímpico chega a atual edição do evento com uma delegação composta por 254 atletas com deficiência divididos em 20 modalidades.

Para divulgar a participação brasileira na edição das Paralímpiadas de Paris, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou no início deste mês (08) em parceria com a empresa japonesa ASICS, fornecedora de material esportivo do time Brasil Paralímpico, o manifesto com o slogan “Mais que vencedores: brasileiros, acima de tudo Paratletas”. A campanha de marketing foi idealizada pela Agência Dojio e dirigida pelo cineasta André Buhatsky.

A peça publicitária é estrelada pelo nadador Gabriel Araújo, o “Gabrielzinho” da natação, e pela halterofilista Mariana D’Andrea, os dois são campeões paralímpicos e mundiais nas suas respectivas modalidades, além dos dois o filme conta com a presença do velocista Vinícius Rodrigues do Atletismo, e da lançadora Raíssa Machado, os dois foram medalhistas de Prata na última edição dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Para a diretora de marketing da Asics para a América Latina Constanza Novillo, a campanha busca enfatizar o papel social do atleta assim como do esporte Paralímpico. “ […] Estamos muito felizes com este manifesto porque ele representa a potência do atleta e do esporte paralímpico”. Afirmou a diretora em entrevista ao portal UOL ESPORTE.

Manifesto busca também conscientizar na luta anticapacitista pela inclusão das pessoas com deficiência por meio do esporte

Além de convocar os torcedores a acompanharem os atletas do Time Brasil Paralímpico durante as Paralímpiadas de Paris, a campanha de marketing possui o objetivo também de conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão da pessoa com deficiência por meio do esporte, conforme afirmou Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, durante o lançamento oficial da campanha.

“Os jogos Paralímpicos chegaram e nosso intuito é engrossar o coro da torcida brasileira não somente pelos atletas brasileiros que estão lá em Paris competindo com nossas cores, mas também aumentar a consciência da população sobre a inclusão por meio do esporte”, afirma Mizael Conrado – Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

A meta do CPB para a edição das Paralímpiadas de Paris 2024 é de atingir a marca de mais de 80 medalhas conquistadas, superando a campanha do país na última edição dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, disputado em 2021, quando na ocasião o país conquistou 72 medalhas no total, sendo 22 de ouro.

Para acompanhar de perto o desempenho dos atletas brasileiros nas Paralimpíadas, siga o perfil do Comitê Paralímpico Brasileiro e dos atletas nas redes sociais