Por Morgana Américo e Sarah Américo

A Copa do Mundo Feminina 2023 está sendo realizada em dois países da Oceania: Austrália e Nova Zelândia. Iniciada no dia 20 de julho, a competição que dura um mês, terá seus jogos realizados em 10 estádios diferentes, sendo seis em cidades australianas e quatro neozelandesas.  

O jogo entre Nova Zelândia e Irlanda, que foi o pontapé inicial para a Copa do Mundo e que foi a primeira vitória da neozelandesa no torneio após cinco participações, aconteceu no Éden Park, localizado em Auckland, na Nova Zelândia. Porém, a final ficou com a Austrália. O palco da decisão é o Accor Stadium, que está localizado em Sydney, na Austrália. As semifinais ocorrerão cada uma em um país. Confira abaixo todos os estádios da Copa do Mundo Feminina. 

Austrália

Cinco cidade da Austrália vão receber os jogos da Copa do Mundo Feminina 2023

Sydney é considerada a metrópole mais multicultural da Austrália. Ela é a capital do estado de Nova Gales do Sul, e não a capital australiana, que é Camberra. Neste destino, existem dois estádios que receberão as partidas do Mundial, o Accor Stadium e o Sydney Football Stadium. 

Accor Stadium, Stadium Australia ou Estádio Olímpico, esse é o maior estádio da Copa, com capacidade para 83.500 espectadores. É aqui que será realizada a final da competição, no dia 20 de agosto. O estádio foi construído para os Jogos de Sidney de 2000 e, atualmente, costuma ser usado em jogos de rugby do Canterbury Bulldogs e do South Sydney. Ele será utilizado durante toda a competição, desde a fase de grupos até a final. 

Sydney Football Stadium. Foto via sidney.com

O Sydney Football Stadium foi inaugurado em 28 de agosto de 2022  para substituir o antigo Allianz Stadium, que existia no mesmo local desde 1903.  

Ele está localizado em Moore Park, tem capacidade para 42.512 torcedores e vai receber seis jogos da Copa. 

Melbourne

Cidade mais populosa do estado de Vitória, Melbourne se tornou a área urbana mais povoada da Austrália em 2023, superando Sydney. Atualmente, é um dos maiores centros financeiros da região Ásia-Pacífico. É lá onde está o Melbourne Rectangular Stadium. 

Melbourne Rectangular Stadium – Foto: reprodução/youtube/CFTV Stadiums

Inaugurado em 2010, o Melbourne Rectangular Stadium tem capacidade para 30.052 mil torcedores. Ele regularmente é usado em jogos de rúgbi, críquete e tênis. Serão realizados seis jogos neste espaço: quatro da 1ª fase e dois das oitavas de final, incluindo a partida entre Jamaica e Brasil, pela 3ª rodada da fase de grupos. 

Perth

Maior metrópole do estado da Austrália Ocidental, Perth construiu sua riqueza com base na exploração do ouro. Hoje, com mais de 2 milhões de habitantes, é um dos principais centros comerciais e industriais do país e também sediará jogos da Copa do Mundo Feminina. Esta cidade é a casa do Perth Rectangular Stadium.

Perth Rectangular Stadium – Foto: Reprodução/Youtube/The Matchday Man

Usado tanto para eventos esportivos como para shows musicais, o Perth Rectangular Stadium foi fundado em 1910 e com capacidade para 22.225 torcedores. Ele fica localizado à beira do rio Swan e sediará cinco jogos do Mundial. 

Brisbane

Terceira maior cidade em população da Austrália, Brisbane é a capital do estado de Queensland, e é considerada um importante centro econômico, administrativo, cultural e urbano do país. Os jogos da Copa na cidade irão acontecer no Brisbane Football Stadium, conhecido como Lang Park. 

Brisbane Football Stadium – Foto: Bradley Kanaris/Getty Images

Brisbane Football Stadium, Lang Park ou Caldeirão, são vários os nomes para se referir a esse estádio que foi fundado em 1914 e tem capacidade para 52,263 pessoas. Ele vai receber oito jogos, sendo um deles o clássico França e Brasil. Uma partida das oitavas de final, uma das quartas e a disputa pelo 3º lugar serão disputadas nele. 

Adelaide

Capital do estado da Austrália Meridional, Adelaide é a quinta cidade mais populosa do país, com 1.2 milhão de habitantes. Localizada na Costa Sul da Austrália, é conhecida por oferecer liberdade religiosa, progressismo político e liberdades sociais. É nesta cidade que está o Hindmarsh Stadium. 

Hindmarsh Stadium – Foto: Reprodução/Youtube/The Matchday Man

Com capacidade para 18.485 pessoas, o Hindmarsh Stadium é a casa do futebol no estado da Austrália do Sul desde 1960. Foi palco de vários jogos do Campeonato Australiano e do torneio de futebol dos Jogos de Sydney 2000. Ele passou por uma grande reforma para receber a Copa do Mundo e sediará  quatro jogos da fase de grupos, incluindo a estreia do Brasil contra o Panamá, no dia 24 de julho, e uma partida nas oitavas de final.  

Nova Zelândia 

Quatro cidade da Nova Zelândia vão receber os jogos da Copa do Mundo Feminina 2023

Auckland

Maior cidade da Nova Zelândia, Auckland é o principal centro financeiro e econômico do país. Conta com uma população de 1,4 milhão de habitantes e é curiosamente situada sobre uma área próxima a 53 vulcões, além de dezenas de gêiseres. É nesta cidade que fica o estádio Eden Park, palco de abertura da Copa do Mundo Feminina. 

Eden Park Stadium – Foto: Reprodução/Youtube/Sports Vim

O estádio foi fundado em 1900, o Eden Park tem capacidade para 48.726 pessoas. Ele foi  sede de jogos de críquete e rugby por mais de um século, testemunhando momentos memoráveis, como as finais dos Mundiais de rugby de 1987 e 2011. O estádio receberá cinco jogos da fase de grupos, um nas oitavas de final, um nas quartas, além de uma das disputadas da semifinal.  

Wellington

A capital neozelandesa, com uma população de 212 mil pessoas na área urbana, fica próxima a um porto natural e a maioria da população vive em áreas de montanhas. É conhecida pelo rico polo cultural, com museus regionais, orquestra sinfônica e a concentração da produção cinematográfica da Nova Zelândia., mas também tem um espaço para o esporte, sendo casa do Wellington Regional Stadium. 

Wellington Regional Stadium – Foto: Reprodução/Youtube/ Sky Stadium

Com capacidade para 39 mil espectadores, Wellington Regional Stadium também é conhecido como Sky Stadium. Ele foi inaugurado em 2000 e é sede do time de rugby Wellington Hurricane. Nele, serão realizadas sete partidas da fase de grupos, sendo uma delas o clássico Estados Unidos e Holanda, uma das oitavas de final e uma das quartas.  

Dunedin

Segunda maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia, essa metrópole tem como raízes as culturas maori, escocesa e chinesa. A cidade cresceu durante o período de exploração do ouro na região e, hoje, se tornou um polo das artes, do turismo e do desenvolvimento tecnológico.Aqui está localizado o Dunedin Stadium. 

Dunedin Stadium – Foto: Reprodução/Youtube/STADIUMS OF THE WORLD

Também conhecido como Forsyth Barr, o Dunedin Stadium é o primeiro estádio do mundo com gramado natural completamente fechado. Ele tem capacidade para 28.744 pessoas e foi inaugurado em 2011 e receberá seis jogos da fase de grupos. 

Hamilton

Conhecida como a cidade mais bonita da Nova Zelândia, Hamilton começou como um centro agrícola, mas se desenvolveu nas áreas da educação e pesquisa. Atualmente, tem uma população de aproximadamente 179 mil pessoas. A cidade é o lar do Waikato Stadium. 

Hindmarsh Stadium – Foto: Reprodução/Youtube/The Matchday Man

O Waikato Stadium tem capacidade para 25.111 pessoas e é a casa do rugby da cidade de Hamilton Ele foi inaugurado em 2002. O estádio receberá cinco jogos da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina e começará a ser utilizado no dia 22 de julho com o duelo entre Zâmbia e Japão, campeão mundial em 2011.  

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube