Como os pedaços da Torre Eiffel foram inseridos nas medalhas das Olimpíadas de Paris?
Partes do principal ponto turístico da França se destacam nas medalhas.
Por André Borghi e Mayhan Araujo, para Cobertura Colaborativa Paris 2024
As medalhas são um dos maiores atrativos dos Jogos Olímpicos, por serem símbolo de conquista e representarem o ápice da competição. Mas você sabia que, nesta edição, elas carregam em sua composição física parte do monumento considerado o mais visitado do mundo, a Torre Eiffel?
Cada edição das Olimpíadas possui a sua própria versão das medalhas, tendo sempre como base o ouro para o campeão, a prata para o vice e o bronze para o terceiro colocado, mas com a adição de elementos que remetem ao lugar de realização, como a logo do evento. Em Paris 2024, aproximadamente 2.600 medalhas foram desenvolvidas para as Olimpíadas e cerca de 2.400 para as Paralimpíadas, que ocorrem a partir de 28 de agosto. A medalha de ouro pesa 530 g, enquanto a de prata pesa 526 g e a de bronze pesa 253 g.
Criadas pela Chaumet, uma joalheria de luxo francesa, todas elas carregam um pedaço de 10 gramas da Torre Eiffel. O metal teve origem de partes removidas do elevador do monumento no século XX, que passou por obras de modernização, com algumas partes do principal ponto turístico da França removidas de forma permanente e conservadas. A Société d’Exploitation de la Tour Eiffel, empresa responsável pela operação geral e manutenção da Torre, permitiu que parte dessas peças fosse utilizada nas medalhas dos Jogos Olímpicos.
Em nota publicada no início deste ano, o Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou: “Fabricado na cidade de Pompeu, na região da Lorena, no leste da França, o ferro fundido produzido pela redução do minério de ferro é refinado por meio de um processo denominado ‘puddling’. Uma vez que o excesso de carbono do ferro fundido é retirado, a substância que permanece está praticamente em seu estado puro, e é extremamente consistente.” A ideia foi inserir o pedaço da torre no centro da medalha, como o elemento mais precioso. Segundo a revista Forbes, uma medalha de ouro das Olimpíadas de Paris 2024 vale aproximadamente US$ 950, equivalendo à cerca de R$ 5.300.