Em 2014, a banda mineira Skank lançou uma música chamada Alexia, em homenagem ao gol da espanhola Alexia Putellas

Foto: The Athletic

Por Letícia Reis 

Qual a relação entre Alexia Putellas e a banda mineira Skank? Bom… a princípio, nenhuma. Esta é uma daquelas histórias que, caso não seja contada completa, com certeza, irá parecer mentira.

Considerada, atualmente, a melhor do mundo, pela FIFA, Alexia Putellas é uma jogadora, de 29 anos, que atua pelo FC Barcelona e, também, pela seleção espanhol. É muito reconhecida por sua habilidade com a bola, além de ter quebrado alguns recordes, como em 2021, quando se tornou a primeira jogadora a vencer o Prêmio de Jogadora da UEFA do Ano, a Bola de Ouro Feminina e o Prêmio de Melhor Jogadora da FIFA. 

Foto: FRANCK FIFE / AFP

A jogadora atua pelo Barcelona desde 2012 e ajudou o time a conquistar um feito inédito na temporada 2020/2021, quando, pela primeira vez na história, o clube ganhou a Liga dos Campeões da UEFA de Futebol Feminino e a tríplice coroa. Atualmente, a melhor do mundo, Alexia, tem grande importância tanto para o time catalão quanto para a seleção.

Foto: Divulgação Alexia Putellas

Mas… o que a jogadora e a banda Skank têm em comum? Antes de mais nada, é preciso lembrar que a banda tem predileção pelo tema futebol, tendo tornado a música “É uma partida de futebol”, de 1996, do terceiro álbum, um grande sucesso. Para o Skank, a música “Alexia” seria uma retomada do tema.

A faixa abre o álbum Velocia, e a história contada, na música, começa em 2013, quando Alexia Putellas faz um ‘golaço’ contra Zaragoza na final da Copa da Rainha. O empresário da banda, Fernando Furtado, barcelonista, então, mostra o lance do gol para Samuel Rosa, que resolve escrever uma música falando sobre o gol e sobre a cidade de Barcelona. Na canção, há referências, também, ao jogador argentino Messi e à riqueza artística da cidade, citando Miró e Guadi. 

Foto: Eurosport

A ideia era prestar homenagem ao gol sem deixar de enaltecer a cidade. Samuel Rosa sugere isso a Nando Reis, que, logo, escreve a letra a ser musicada pelo vocalista da banda mineira. A canção ganha destaque no álbum, já que falava sobre um tema com o qual o grupo tinha história, embora, dessa vez, o assunto era um gol e a jogadora que o fez.

O que ninguém esperava, quando a música foi escrita, era que, oito anos depois, Alexia se tornaria a melhor jogadora do mundo.

Confira, abaixo, um trecho da música::

 

“Menina mulher da pele branca

Com a classe de quem sabe a arte de jogar bem futebol

A bela da tarde com charme encanta

Filme de Buñuel, obra de Gaudi ou tela de Miró

 

Hendrix, Elvis, Messi e hojninja

Brilha nova estrela dessa galáxia

Inverte os pés, caem os cones

Dribla as zagueiras e a guarda-metas”

 

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube