Como acompanhar os tenistas brasileiros após as Olimpíadas?
Bia Haddad Maia, Thiago Wild e Thiago Monteiro disputam o US Open ainda em agosto.
Por Julia Moreira, para Cobertura Colaborativa Paris 2024
Neste sábado (4), foram encerradas as competições de tênis nas Olimpíadas de Paris. Sem medalhas para brasileiros na modalidade, os cinco tenistas que estiveram nos jogos olímpicos ainda participarão de outras competições em 2024.
A próxima disputa acontece ainda no mês de agosto. O US Open, último Grand Slam da temporada 2024, tem início no dia 26 de agosto (segunda-feira), em Nova Iorque. Devido às suas respectivas posições no ranking mundial, os brasileiros Thiago Wild, Thiago Monteiro e Bia Haddad Maia já estão confirmados na disputa.
Já Laura Pigossi e Luísa Stefani também poderão competir no aberto, caso se classifiquem nas rodadas de qualificação para o US Open, que acontecem entre dias 19 e 22 de agosto. O evento será transmitido pelos canais ESPN e pela Disney+.
Competidora somente no “simples” nas Olimpíadas, Laura inicia sua participação no aberto de Hamburgo, o ECE Ladies Hamburg Open, nesta segunda-feira (5). Nesta semana, Bia Haddad e Luísa Stefani também competem individualmente no WTA 100 de Toronto, entre os dias 6 e 12 de agosto.
Os brasileiros ainda têm chance de garantir pontos nas competições que acontecem em Pequim (23 de setembro a 21 de outubro), em Tóquio (23 de setembro a 2 de outubro), em Shanghai (29 de setembro a 14 de outubro), na Antuérpia (11 a 21 de outubro) e em Paris (25 de outubro), além de outras disputas menores previstas no calendário da ATP e da WTA. O brasileiro Felipe Meligeni Alves, que não esteve nas Olimpíadas, também disputa por pontos no ranking mundial.
Temporada 2025
A próxima temporada da turnê Association of Tennis Professionals (ATP) começa em dezembro de 2024, com torneios na Austrália e em Hong Kong. Ao todo, serão 60 competições em 29 países.
Os “Grand Slam” já possuem datas marcadas pela ATP. O primeiro deles, o “Australian Open”, começa a disputar em 12 de janeiro de 2025, em Melbourne. Já os demais “Grand Slams” acontecem em 25 de maio (Roland Garros), 30 de junho (Wimbledon) e 25 de agosto (US Open).
Os torneios que mais pontuam no campeonato após o Grand Slams, os ATP Masters 1000, em que os atletas garantem metade dos pontos dos campeões das principais competições, acontecem nas seguintes datas:
- Paribas Open (Indian Wells): 5 de março;
- Miami Open): 19 de março;
- Monte-Carlo Masters (ATP Masters 1000): 6 de abril;
- Madrid Open (ATP Masters 1000): 23 de abril;
- Internazionali d’Italia (ATP Masters 1000): 7 de maio;
- Shanghai Masters (ATP Masters 1000): 1 de outubro;
- Paris Masters: 27 de outubro.
A final da temporada está prevista para o dia 9 de novembro, em Turim.
Retrospectiva nas Olimpíadas:
Na última quarta-feira (21), Bia Haddad e Luisa Stefani foram eliminadas na disputa de duplas pelas britânicas Katie Boulter e Heather Watson, encerrando a participação brasileira na modalidade. Na segunda-feira (29), Bia foi superada pela eslovaca Anna Schmiedlova, após fazer história na primeira rodada como a tenista brasileira a vencer uma partida de simples em Olimpíadas em 36 anos.
A disputa no simples, Laura Pigossi, Thiago Wind e Thiago Monteiro foram eliminados na primeira rodada por Dayana Yastremska, Austin Krajicek e Rajeev Ram, respectivamente.
Na disputa em duplas, tanto nas masculinas quanto nas mistas, os brasileiros não avançaram.