No Rio Grande do Sul, Porto Alegre voltou a registrar alagamentos em vários bairros devido às chuvas intensas nesta quinta-feira (23). No bairro Menino Deus, a elevação do nível das águas antes mesmo das chuvas gerou preocupações entre os moradores.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) explicou que a Estação de Bombeamento de Água Pluvial (Ebap 12) está operando com capacidade reduzida, contribuindo para os alagamentos na região.

No dia anterior, o desligamento temporário da Ebap 16 para instalação de um novo motor já havia causado aumento rápido no volume de água em algumas ruas do bairro. A dificuldade em escoar a água para o Arroio Dilúvio devido ao alto nível do Guaíba e à capacidade máxima do arroio também agravou a situação.

Enquanto os moradores aguardam medidas eficazes por parte das autoridades para resolver os problemas emergentes e prevenir situações similares no futuro, sobe para 165 o número de mortes confirmadas na catástrofe climática no Rio Grande do Sul. Mais de 20 mil pessoas estão em abrigos.