Com mais de 25 mil desabrigados por tragédia climática, Rio Grande do Sul enfrentará novo ciclone
A formação de um ciclone sobre o Oceano Atlântico pode causar fortes ventos na faixa litorânea
A formação de um ciclone sobre o Oceano Atlântico pode causar fortes ventos na faixa litorânea
A previsão do tempo para o Rio Grande do Sul aponta para dias de chuvas intensas em todo o estado nos próximos dias. Meteorologistas alertam para uma preocupação especial a partir desta terça-feira (12), com várias regiões, incluindo o Vale do Taquari, podendo registrar acumulados de chuva superiores a 100 milímetros até quinta-feira (14). O número de desabrigados ultrapassa 25 mil, e 47 mortes foram confirmadas, dezenas estão desaparecidos.
Em Lajeado, no Vale do Taquari, a previsão é de um acumulado de 110 milímetros até quinta-feira, aproximadamente 58% da média histórica para setembro. A região já foi afetada por enchentes no início do mês.
Uma nova frente fria trouxe chuvas na segunda-feira (11), e a terça-feira promete volumes ainda maiores. Há alerta para tempestades, com risco de temporais e chuvas volumosas, especialmente nas regiões Central, Campanha e Sul.
A instabilidade se espalhará gradualmente pelo estado durante a manhã, com exceção do Norte e da Serra, onde as chuvas devem começar à tarde. Essa instabilidade é reforçada por uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, fluxo constante de umidade e um grande cavado meteorológico sobre a Argentina.
As temperaturas diminuirão ao longo do dia, com “mínimas invertidas” à noite em várias regiões. Na quarta-feira (13), a área de baixa pressão se intensificará, tornando-se um ciclone extratropical, provocando temporais e chuvas volumosas em grande parte do estado. Na quinta-feira, pancadas de chuva intermitentes devem persistir, com destaque para a Serra e o Litoral Norte, enquanto a Fronteira Oeste terá tempo firme. A formação de um ciclone sobre o Oceano Atlântico pode causar fortes ventos na faixa litorânea.
As chuvas intensas que causaram enchentes e deixaram estragos em dezenas de cidades gaúchas provocaram 47 mortes no Rio Grande do Sul. Confira abaixo o balanço da Defesa Civil até as 7h desta terça-feira (12) sobre as ações de resgate nas localidades atingidas.
Óbitos: 47
Bom Retiro do Sul: 1
Colinas: 2
Cruzeiro do Sul: 5
Encantado: 1
Estrela: 2
Ibiraiaras: 2
Imigrante: 1
Lajeado: 3
Mato Castelhano: 1
Muçum: 16
Passo Fundo: 1
Roca Sales: 11
Santa Tereza: 1
Desaparecidos: 46
Lajeado: 8
Arroio do Meio: 8
Muçum: 30
Pessoas resgatadas: 3.130
Municípios afetados: 97
Desabrigados: 4.794
Desalojados: 20.517
Afetados: 340.928
Feridos: 925
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul criou um canal de atendimento direto às vítimas pelo Disque 160, mas também é possível fazer cadastro via Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou pelo link https://wa.me/556120344611 e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil.