
Com história de luta, comunidade e ancestralidade, ‘Capoeiras’ chega ao streaming nesta sexta (29)
Série nacional do Disney+, ambientada no Rio de Janeiro entre 1971 e 1988, traz Raphael Logam e Sérgio Malheiros no elenco
Por Christina Gonçalves
A nova série nacional “Capoeiras” chega ao Disney+ no dia 29 de agosto. A trama se passa no Rio de Janeiro, entre 1971 e 1988. Conhecemos Veneno (Raphael Logam) e Noivo (Sérgio Malheiros), jovens capoeiristas que acabam envolvidos em uma tragédia ao tentarem defender seu mestre Vendaval (Dan Ferreira). Dezessete anos depois, Veneno trabalha como faxineiro em uma boate e passa a lutar em um clube clandestino, onde se torna o maior campeão — sem saber que está cada vez mais próximo dos verdadeiros culpados pela morte de Vendaval. Seu maior oponente será justamente Noivo, que retorna ao Rio para evitar uma nova tragédia que já havia previsto em uma de suas visões.
Criada por Eliana Alves Cruz e Tomás Portella — que também assina a direção geral —, a série conta ainda com direção de episódios de Igor Verde e com Raphael Logam como produtor associado. O elenco reúne nomes como Juliana Alves, Wilson Rabelo, Rodrigo de Odé, Dhara Lopes, Bruno Gissoni, Danni Suzuki, Dan Ferreira, Cláudia di Moura e Fernanda de Freitas.
Para Igor Verde, um dos diretores da série, o tema central da produção é o conflito entre desejos individuais e a necessidade coletiva. “Esse é um debate que está no centro das discussões atualmente, e o povo trabalhador brasileiro, o povo preto deste país, tem soluções e tecnologias capazes de unir essas duas pontas, tornando a coletividade um lugar onde o sonho do indivíduo possa acontecer”, afirma.
A série aborda essa questão de forma leve e bem-humorada. “Capoeiras mostra isso de uma maneira divertida e, por isso, precisa ser assistida”, completa o diretor.
Com seis episódios, a produção é inspirada no livro A Balada de Noivo da Vida e Veneno da Madrugada, de Nestor Capoeira. A obra literária serviu de base para transportar às telas uma história que une tradição afro-brasileira, conflitos urbanos e o espírito comunitário das rodas.
“É um ótimo entretenimento, com a força do Brasil, uma produção nacional que, por isso mesmo, deve interessar a todos que amam este país”, conclui o diretor.
Todos os episódios de “Capoeiras” estreiam em 29 de agosto, exclusivamente no Disney+.