Por Gabriel Bruni

Nesta terça-feira (9), a atleta afegã Kimia Yousofi foi anunciada como uma das seis pessoas que irão representar o Afeganistão nos Jogos de Paris 2024. A velocista irá competir na corrida dos 100 metros.

Frente a isso, a atleta afirmou: “Eu represento os sonhos e aspirações roubados dessas mulheres”, referindo-se às mulheres afegãs que não possuem o direito e a oportunidade de praticar esportes. A velocista continuou agradecendo às mulheres que fizeram parte de sua trajetória e sempre a apoiaram, reiterando a dificuldade dos obstáculos impostos àquelas “que não têm autoridade para tomar decisões como seres humanos livres”.

Além disso, as atletas sofrem com as afirmações do governo talibã, que não reconhece o esporte feminino no país, alegando que apenas 3 dos 6 atletas convocados pelo Comitê Olímpico Nacional do Afeganistão representam o país. É importante pontuar que 5 desses 6 competidores estão exilados, inclusive Kimia Yousofi.

Por fim, ressalta-se que, além dos desafios impostos pelos jogos, os competidores têm sua luta iniciada bem antes deles, tendo que constantemente resistir e lutar pelos seus direitos básicos diante da realidade enfrentada.