O relato oficial sobre a história das mulheres é quase que exclusivamente masculino e, na fotografia, não é diferente, mesmo que hajam tantas grandes e reconhecidas fotógrafas brasileiras.

.

.

Mônica Maia é fotógrafa, editora de fotografia, curadora e produtora cultural. Primeira brasileira a ser jurada do World Press Photo – o maior concurso do fotojornalismo mundial – é sócia e fundadora da DOC Galeria, espaço de referência em fotografia documental no Brasil e América Latina.

Começou a fotografar para os jornais O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde em 1987. Já em 1990 assumiu a Editoria de Fotografia da Agência Estado por 17 anos. Posteriormente coordenou a área de fotografia do Núcleo de Revistas da Folha de S.Paulo até dezembro de 2010. Entre tantos projetos, produz desde 2011 a Mostra São Paulo de Fotografia e geriu por dois anos a Galeria Nikon.

Participa ativamente da fundação e criação da YVY Mulheres da Imagem, movimento de mulheres e pessoas do gênero feminino engajadas e comprometidas na defesa da diversidade e do fortalecimento da representatividade.

A cada quinze dias sua coluna “Mulheres Fotógrafas”, apresentará um trabalho de autoras ou coletivos de mulheres para difundir a fotografia jornalística, documental, contemporânea e emergente. Cada autora poderá indicar outras fotógrafas e, assim, se criará uma rede de trocas, conhecimento e principalmente colaboração para a criação de histórias de interesse coletivo, visando fortalecer as igualdades.

Queremos contar histórias inspiradoras. Somos muitas. Nenhuma fugirá à luta!

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Marielle Ramires

De braços dados com a alegria

Bella Gonçalves

Uma deputada LGBT na Assembleia de MG pela primeira vez em 180 anos

Célio Turino

Precisamos retomar os Pontos de Cultura urgentemente

Design Ativista

Mais que mil caracteres

SOM.VC

Uruguai musical

Estudantes NINJA

Não existe planeta B: A importância das universidades nas mudanças climáticas

Colunista NINJA

Carta a Marielle Franco: ‘Quem mandou te matar, Mari? Aí do além é mais fácil enxergar?'

Luana Alves

Justiça por Marielle, mais urgente do que nunca. Sem anistia

Design Ativista

Feminismos, sem medo de ser plural

Colunista NINJA

A indignação é seletiva

Jade Beatriz

Edson Luís, presente!

Leninha Souza

O fim pelas beiradas

Márcio Santilli

Opção bélica

André Menezes

Saúde mental ainda é um desafio, afirmam especialistas