Joyce Fernandes, 32 anos, conhecida como Preta-Rara, é rapper, turbanista, professora de história, modelo Plus Size, poetisa e proprietária da marca “Audácia Afro Moda”. Sua trajetória é marcada pela atuação e militância em movimentos negros e feministas. Nascida em Santos, no litoral de São Paulo, Preta começou a fazer rima aos 12 anos de idade.

Nas músicas, fala sobre empoderamento feminino, racismo e ainda sobre temas do dia-a- dia, como os relacionamentos amorosos que já viveu. Militante, a cantora começou a participar de grupos de discussão quando estudava no cursinho pré-vestibular Educafro. Já como turbanista, ela ensina como fazer as amarrações e, o mais importante: exaltando a beleza da mulher negra.

Criou a hashtag #EuEmpregadaDoméstica, lançada no dia 20 de julho de 2016, que culminou na página de mesmo nome, um novo espaço para o diálogo sobre as condições das empregadas domésticas no país. Antes de tornar-se professora de história, Preta trabalhou em casas de família durante sete anos.

Foi uma das patroas, inclusive, que a incentivou a entrar na universidade. Mas, nem todas a trataram assim. Depois de escrever, em sua página pessoal, um depoimento contando sobre um abuso de poder sofrido na época em era doméstica, Joyce começou a receber uma enxurrada de mensagens e se viu obrigada a criar um espaço só para divulgar os novos relatos. Atualmente está gravando uma websérie, Nossa Voz Ecoa, que foi contemplada no Proac Cultura Negra/2016.