Coletivos de mães estudantes realizam fóruns para elaboração de políticas públicas
Sudeste marca um marco significativo na busca por uma Política Nacional de Permanência Materna nas universidades.
No próximo dia 10 de agosto, acontece o Fórum Regional de Mães Estudantes – Sudeste, para a Elaboração da Política Nacional de Permanência Materna. O evento, que ocorre em formato online a partir das 14h do dia 10/08, é uma iniciativa importante para realização de um diagnóstico das demandas e sugestões de mães estudantes sobre como melhorar as condições nas universidades da região. O fórum busca coletar as principais necessidades das estudantes, proporcionando um espaço de diálogo e troca de experiências.
O fórum será mediado pelas representantes regionais Luana Gonsaga, Natacha Barbosa e Ketheryn Brandão nomeadas pelo MEC a partir de indicação de coletivos presentes nas universidades da USP, UFRRJ e UFSJ, que conduzirão eixos de discussões para escuta das especificidades e desafios enfrentados em cada instituição de ensino superior. Além disso, haverá a participação de outros coletivos de mães, que oferecerão um panorama de suas realidades.
As participantes serão divididas em eixos de discussão virtuais focadas em temas como: infraestrutura, regimento, burocracia, ações afirmativas, permanência, diversidade e inclusão. Essas discussões permitirão que as mães estudantes compartilhem suas ideias, experiências e sugestões, contribuindo para um relatório final que será elaborado com base nas propostas apresentadas. Esse documento será usado como base para a elaboração de políticas públicas mais inclusivas e eficazes.
A representante do coletivo Mães Estudantes (R) Existem UFSJ de Minas Gerais no GT Nacional Ketheryn Brandão destaca: “Este evento é crucial para dar visibilidade às mães estudantes e garantir que suas necessidades sejam incorporadas as políticas educacionais, promovendo um ambiente universitário mais participativo.”
Ao final do evento, haverá um momento de reflexão coletiva sobre as propostas discutidas, seguido por uma sistematização dos principais pontos e definição dos próximos passos. O objetivo é garantir que todas as demandas sejam consideradas no desenvolvimento de uma política nacional que realmente atenda às necessidades das mães estudantes.
As inscrições para o fórum podem ser feitas pelo link: As inscrições para o fórum podem ser feitas clicando aqui.
O Fórum é realizado a partir da união de coletivos de mãe estudantes de todo Brasil, que constroem o GT para “Estudos técnicos sobre a realidade materna estudantil nas Instituições de Ensino Superior” do Ministério da Educação.