.

.

Paixão. Há sinais e sintomas que nos permitem identificar quando estamos apaixonados. A gente vive pensando na pessoa, se pega olhando para ela várias vezes; quando desliga o telefone, já sente falta logo depois; só fala nela e chega a se tornar um vício. Quem nunca?

No filme “Ela”, de Spike Jonze, lançado em 2013, em um futuro não tão distante um homem com o coração partido, intriga-se com um novo e avançado sistema operacional que promete ser uma entidade intuitiva e única. Ao instalá-lo, conhece uma voz feminina perspicaz, sensível e engraçada. A medida em que as necessidades dela aumentam junto com as dele, a amizade dos dois se aprofunda em uma paixão.

Mesmo que possamos levar um tempo para alcançarmos sistemas operacionais como Ela, já iniciamos, ao instalar aplicativos, experiências que exploram a natureza evolutiva da intimidade no mundo moderno. O universo de ferramentas digitais de comunicação e os bots são um bom exemplo disso. E parecem que a cada versão de atualização disponível na Play Store seu coração é capaz de saltar pela boca.

Eu vivo um caso assim. Um caso de paixonite aguda por um aplicativo. Seu nome: Telegram!

Instalei ele na minha vida em 2014 e de lá para cá, aquelas 5 frasezinhas do primeiro parágrafo passaram a acontecer todos os dias. Um não querer parar de olhar, de falar sobre, de não se desconectar, de pensar nele e sobre ele. Realmente: um vício. Um aplicativo que não só me levou às nuvens, mas me sincronizou com ela.

Minha paixão resistiu inclusive a família, que sabemos que é um fator importante em amores como esse. A exemplo de quando quiseram comparar ele me dizendo “Mas é a mesma coisa que o WhatsApp” ou então “o WhatsApp também é gratuito” (mal sabem eles). Não dei muito espaço. Instalei o Telegram no celular de todes, lacrei o chat da família e já dei um “Salve!” seguido de um divertido sticker! Não há quem resista aos stickers! E foi assim que convenci minha família e alguns amigos, na prática do dia a dia. Se não foi o suficiente pra você, deixo aqui mais 23 argumentos (mas teria muito mais), que Telegram é amor:

Nuvem pessoal: diferente do WhatsApp que apenas salva suas imagens e conversas se fizer o backup, o Telegram possuí perfeita sincronização com a nuvem. Isso permite que possamos acessar de diferentes dispositivos simultaneamente, compartilhando ilimitado número de fotos, vídeos, arquivos sem precisar salvar no celular! Com isso você passa a ter sua própria nuvem usando um canal individual ou seu próprio chat como repositório.

O Telegram possuí acesso as nossas informações pelo simples fato de que usamos o seu serviço, porém não é interesse deles saber o que você faz ou não. Eles não são uma empresa, não visam lucro e também não tem o intuito de desenvolver parceriais. Mas se você esta preocupado em trocar aquele “nuds” com segurança (rs), você pode usar o chat secreto que não deixa rastros nos próprios servidores do Telegram (falarei mais sobre)! Sucesso \o/

Multiplataformas e sincronização com a nuvem: você pode acessar o telegram pelo celular, pelo navegador web, programa para o computador, indepentende um do outro e, ainda, suas conversas estão sincronizadas em todas as plataformas e mantidas na nuvem, não precisando fazer backup! Uma coisa bacana é que se você começou escrevendo uma mensagem no computador e teve que ir no mercado buscar o café, pode continuar escrevendo do celular durante o caminho, pois a mensagem ficou salva no rascunho ( :

O Telegram é mais veloz! Ainda não na velocidade da luz! Mas ele é mais veloz sim! Tem a capacidade de transmitir menssagens, seja em GRPS, EDGE, 3G, 4G bem mais rápido, mas ainda depende da internet! Não dá para ter tudo na vida!

Se você é bem paranoico ou guarda segredos extremamente confidenciais que não quer que ninguém, mas ninguém saiba, pode colocar uma senha de bloqueio no Telegram! Porém, como diria minhã mãe: “segredo de dois não existe” =/

Este chat irá se auto destruir em 5, 4, 3, 2, 1! Pow! Brincadeiras a parte, o Telegram possibilita a criação de chats secretos, nos quais você determina o tempo de vida. Além disso, o chat secreto só pode ser usado pelo celular e não poderá ser visto em nenhum outro dispositivo. Caso o chat seja printado o próprio Telegram envia uma mensagem acusando.

Hastags: se você colocar hastags nas suas mensagens terá uma busca mais ágil e simples.

Você não precisa mais pesquisar imagens e gifs no Google! Escreva “@bing Fora Temer” (para imagens) ou “@gif Fora Temer” (para gifs) que o universo se abrirá! Ou então: “Clipe de anexo -> Galeria -> Buscar Imagens/Gifs”.

Quero ser invisível! No Telegram você define individualmente quem pode te ver on-line ou não. Se o seu status estiver oculto para uma pessoa só aparecerá on-line quando estiver digitando algo para ela. Então aquela história de não abrir o aplicativo para não ser pego no pulo acabou! =)

#TudoAoMesmoTempoAgora: se você é uma pessoa multitarefas e não aguenta ter que esperar acabar de ouvir o áudio para ver o próximo chat, seus problemas acabaram! O Telegram permite que você ouça um áudio, leia mensagens em outro chat e, no caso de vídeo, no iOS, é possível encolhê-lo num canto da tela e seguir atualizando suas outras conversas!

Arquivos: o Telegram aceita o envio de PDF, RAR, Word, Docs, Excel, Porwer Point, JPG, entre outros que tenha até 1,5GB!

Editar mensagens: errou feio na ortografia de uma mensagem? Esqueceu de adicionar uma informação importante? Você pode editar a mensagem em até 48 horas.

Tomou um porre na balada e mandou um monte de mensagem para seu crush? Acordou com ressaca moral e foi dar aquela olhadinha no chat e percebeu que ele ainda não visualizou? Apaga mana! No telegram você pode selecionar a mensagem, clicar em cima, apertar o “mais”, vá até a lixeira e clique, aparecerá o menu -> “Apagar para todos” ou Apagar para mim”!

Stickers: você não sabe o que está perdendo! Busque pacotes especiais no Google ou salve os pacotes que seus amigos te enviarem <3

Gifs: O Telegram possui GIFs e eles se reproduzem dentro do app! Esses GIFs são otimizados e convertidos para .mp4, dessa forma o download e o envio é até 20x mais rápido que os de um GIF comum. Além disso, você pode salvar os GIFs em uma aba específica para GIFs, ao lado dos stickers. Outra coisa bacana é que se você iniciar a mensagem com @gif e escrever algo na frente, o Telegram irá procurar um GIF automaticamente com aquela palavra, usando o site giphy. Para salvar um GIF, clique nele e depois em “Salvar em GIFs”. Também dá para mandar vídeos com @youtube, fotos com @bing ou @pic e pesquisar na Wikipedia com @wiki. Falei mais desses bots integrados em outra postagem.

Nome do usuário: você pode ocultar seu telefone e apenas divulgar o seu usuário no perfil do aplicativo. Os demais usuários podem te encontrar no telegram fazendo uma busca por meio do seu usuário ou então clicando no telegram.me/SEUUSUARIO

Notificações dos grupos, mesmo eles estando silenciados: é desesperador quando você acorda e possuí 432 mensagens em um único grupo e só descobre que te fizeram um monte de perguntas depois de ler todas elas?! O Telegram resolve para você! Basta colocar na mensagem @usuáriodocolega que você receberá uma notificação =)

Existem Grupos e Super Grupos no aplicativo. Os Grupos são para até 200 membros onde todos são administradores, mas é possíve definir administradores. Os Super Grupos são para até 500 pessoas, os administradores podem fixar mensagens no topo e apagar mensagens para todos, os membros podem apagar suas próprias mensagens, os novos membros podem ler o histórico do grupo e os administradores podem bloquear usuários.

Fixar mensagens: faço parte de um Super Grupo de Hackers e toda vez que alguém aleatório entra no chat, já vem perguntando: – como faço para ter internet de graça? (rs). Ai fixamos uma menssagem no topo do grupo que já diz para que serve este grupo e quem quer internet gratuita tem que ir para tal outro super grupo.

Canais são uma mistura de feed de notícias com uma central de anúncios. Você pode criar canais públicos e privados. Há canais de notícias, músicas, curiosidades, comportamento. Indico de cara alguns: @MidiaNINJA @ForadoEixo @Telegram

Bots: esse assunto vai render um artigo em especial, mas em síntese bots são robos! Eles automatizam muitos de nossas tarefas como: traduzir algo, fazer uma votação dentro de um grupo ou canal, receber e-mails, baixar músicas, pesquisar vídeos… Exemplos: @vkm_bo: baixe músicas em um clique; @Tadam_bot: envie um áudio de 12s com a música que está tocando e saiba o nome dela; @foursquare: envie localizações para seus amigos; @vote: faça votações em grupos com facilidade.; @youtube: pesquise e envie vídeos do YouTube rapidamente; @GmailBot: receba seus emails em um chat do telegram.

O Telegram possui uma otimização do tamanho do aplicativo: além dele ser bem pequeno, o cache pode ser configurado, então você pode simplesmente otimizar o aplicativo para que a cada 1 semana ele apague as imagens de seu dispositivo, para não ocupar espaço. As imagens apagadas do seu celular não serão deletadas para sempre. Você pode voltar na parte da conversa e baixá-las de novo, quando quiser.

Suporte em português: pelo twitter, pelo e-mail, pelos reviews na Google Play Store ou pelo suporte oficial do Telegram uma equipe irá responder carinhosamente e ajudar na solução do seu problema <3

Me responde: como não se apaixonar? <3

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada