Por Morgana Américo e Sarah Américo

Com o início da terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mudo Feminina, as finalistas começam a ser definidas. Até o momento, cinco seleções já garantiram sua vaga para as oitavas de finais.

Suíça e Noruega, do Grupo A, que já realizaram os três jogos, se classificaram neste domingo, 30. Por critério desempate, as norueguesas desbancaram a anfitriã Nova Zelândia e seguem vivas na competição. A Suíça, por sua vez, com uma vitória e dois empates, ficou no primeiro lugar do Grupo A.

Espanha e Japão foram as primeiras seleções a se classificarem para as oitavas de finais. Elas venceram os dois primeiros jogos, somaram seis pontos e eliminaram a Zâmbia e a Costa Rica.

Confira como está a situação da Copa do Mundo para a terceira rodada da fase de grupos.

Classificados

Grupo A

Suíça
Noruega

As duas equipes já realizaram os três jogos da fase de grupos. Noruega garantiu vaga nas eliminatórias por critério desempate. Ela venceu as Filipinas por 6 a 0 neste domingo, 30.

Grupo C

Espanha
Japão

Seleções foram as primeiras a garantir vaga nas oitavas de finais. Elas se enfrentam na segunda-feira, 31, às 4h, para definir a primeira e segunda colocação do grupo. Atualmente a Espanha é a primeira colocada por saldo de gols.

Foto: Reprodução / Selección Española Femenina de Fútbol

Grupo G

Suécia

As suecas estão com um bom aproveitamento na Copa do Mundo 2023. Com duas vitórias, elas vão para o último jogo podendo perder ou empatar, porque já estão classificadas para as oitavas. Dependendo do resultado que tiverem, ficam à mercê da Itália para saber se garantem na primeira posição.

Eliminados

Grupo A

Nova Zelândia e Filipinas já se despediram da Copa do Mundo. Apesar de terem entrado em campo neste domingo com a possibilidade de se classificarem, já que a decisão do grupo estava em aberto, não conseguiram avançar para a próxima rodada. As filipinas, que tinham uma vitória e uma derrota, perderam de 6 a 0 para a Noruega. A Nova Zelândia, por sua vez, empatou sem gols com a Suíça e pararam na fase de grupos porque tinha saldo de gols inferior à Noruega.

Grupo B

Irlanda vai para o terceiro jogo eliminada. Sem somar nenhum ponto na competição – foram duas derrotas – ela não tem mais chance de avançar no torneio.

Grupo C

Costa Rica e Zâmbia perderam os dois jogos que disputaram e deram tchau para o mundial. As duas seleções se enfrentam na última rodada e, mesmo não valendo nada, tentam somar seu primeiro ponto no torneio.

Grupo D

Com duas derrotas, o Haiti não tem mais chance de se classificar. Na última rodada, as haitianas enfrentam a Dinamarca, que atualmente está na segunda posição e luta para conseguir seguir viva na competição.

Grupo E

Vietnã foi eliminado da segunda rodada. A seleção ainda não somou nenhum ponto no mundial e ocupa a última posição do grupo.

Grupo F

Panamá, do grupo do Brasil, parou na segunda rodada do campeonato. As meninas perderam os dois primeiros jogos e não tem mais chance de avançar na competição.

Grupo H

Mesmo com uma vaga ainda em aberto no Grupo H, a Coreia do Sul não tem chances de conquistar, porque perdeu os dois jogos e não somou nenhum ponto na competição.

Decisão na última rodada

Grupo B

Austrália, Canadá e Nigéria entram em campo todas com chances de se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo. As nigerianas, que atualmente estão na primeira posição, tem o jogo, teoricamente, mais fácil. Pois enfrentam a Irlanda, que já está eliminada. Para seguir viva, as nigerianas precisam vencer ou empatar.

Por outro lado, Canadá e Austrália fazem um jogo decisivo entre elas para conseguirem avançar na competição. A situação mais fácil é a das canadenses, pois tem a vantagem do empate. As australianas precisam vencer para se classificarem direto. Caso empatem, elas ainda têm chance de seguir, mas vão depender do resultado entre Nigéria e Irlanda.

Grupo D

Dinamarca e China ainda podem se manter vivas na competição e vão decidir seu destino na última rodada. As duas seleções têm três pontos. As chinesas pegam as inglesas, que estão com ampla vantagem para as oitavas, enquanto as dinamarquesas pegam as haitianas, que já se despediram da competição. Se as duas empatarem, seus destinos vão ser decididos no critério desempate. Atualmente, a Dinamarca tem vantagem e ocupa a segunda posição.

A Inglaterra está com a vaga encaminhada, mas, para se manter na competição, precisa vencer ou empatar o jogo. Caso contrário, poderá depender do critério desempate em caso de vitória da Dinamarca sobre o Haiti.

Grupo E

Estados Unidos, Holanda e Portugal também vão conhecer seu futuro na última rodada. As três seleções tem chance de avançar. Atualmente, Estados Unidos e Holanda têm vantagem, porque somaram quatro pontos e ocupam a primeira e segunda posição, respectivamente. Portugal tem três, e no último jogo enfrenta as norte-americanas. Mesmo se não vencer os EUA, elas ainda têm chance de se classificar, porém vão depender do resultado do jogo entre Holanda e Vietnã.

Grupo F

Brasil, França e Jamaica disputam as duas vagas do Grupo F para seguir vivas na competição. As brasileiras têm a situação mais difícil do grupo, porque apenas a vitória salva as meninas, já que enfrentam a Jamaica, que atualmente ocupa a segunda posição com quatro pontos. As jamaicanas, por sua vez, tem a vantagem do empate. Em caso de empate, o Brasil vai ter que torcer para as francesas perderem para o Panamá, que já está eliminado.

Foto: Thais Magalhães/CBF

Grupo G

Itália, África do Sul e Argentina disputam uma das duas vagas do Grupo G. Atualmente, a Itália é a que está mais sossegada, porque se encontra na segunda posição com três pontos. Contudo, enfrentam a África do Sul, e se perder, pode dar tchau para a Copa do Mundo. A Argentina, por sua vez, tem o jogo mais complicado das outras duas seleções, porque pegam a Suécia, que já se garantiu nas eliminatórias e venceu os dois primeiros jogos do mundial. África do Sul e Argentina somam um ponto.

Grupo H

Colômbia, Alemanha e Marrocos disputam as duas vagas do Grupo H. Apesar de somarem seis pontos, as colombianas ainda não estão matematicamente classificadas, porque as alemãs e marroquinhas, ambas com três pontos, podem desbancá-las, caso vençam as suas partidas. As alemãs, que atualmente estão na segunda posição por critério desempate, enfrentam a já eliminada Coreia do Sul. As marroquinas, por sua vez, precisam bater a Colômbia para seguirem vivas. Em caso de empate, classifica automaticamente as colombianas e fica dependente do resultado do outro jogo para saber seu destino.

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube