
Círio e arte: ilustrações de Maria como tradição e devoção
Garantir camisas e outros objetos com as mais diversas representações de Nazinha é tradição no Círio.
por Anna-Beatriz Aflalo
Para além de uma procissão católica, o Círio é uma festa, um movimento cultural que mobiliza todo tipo de linguagem artística. Música, dança, performance, teatro, fotografia, cinema… O Círio navega por todo tipo de arte e inspira diversos artistas em suas criações.
Já é tradição vestir Nazinha em suas mais diversas expressões durante o Círio: uma para a Trasladação, outra para o almoço, outra para o novena da vizinhança, outra para presentear familiares… As camisas do Círio estão por toda a parte e estampam o peito dos paraenses em todas as procissões.
Alguns modelos trazem o cartaz do ano serigrafado sobre o tecido; outros exibem imagens geradas por inteligência artificial. Mas as mais visadas são as camisas com ilustrações autorais de artistas locais.
Julia Leão, artista paraense, ilustra versões de Maria há anos e, desde 2017, transformou seus desenhos exclusivos em coleções de camisas e outros produtos. Segundo a artista, “as inspirações estão por todo lado e passo o ano inteiro aberta a recebê-las” e cada uma delas carrega consigo um pouco do que os paraenses entendem da representação de Nossa Senhora de Nazaré.
Das mais tradicionais às mais coloridas, as ilustrações de Círio assinadas por Júlia enfeitam um bocado de gente durante a Festividade de Nazaré, mas sempre com uma preocupação específica e inegociável: retratar Nazinha como MÃE. Para Júlia, “Nazinha é um colo-abraço, que acolhe tanto, que cura, acalenta, e que, como boa mãe, nos olha pra além de qualquer defeito ou julgamento, e nos dá a confiança e a força que precisamos para superar desafios e seguir com esperança”.
A cada ano, os desenhos ganham temas que os enriquecem ainda mais, sempre enaltecendo cultura paraense ou enaltecendo Nazinha como Rainha da Amazônia (o que, de fato, ela é), mas com o devido cuidado, zelo e respeito à narrativa cristã-católica que permeia o Círio.
Em 2025, Julia Leão assina coleções para diferentes empreendimentos locais e também ilustra Nazarés sob encomenda para outras marcas e projetos. E, assim como Julia Leão, outros artistas locais também contribuem com seus traços para colorir ainda mais a festa do Círio — como Renata Segtowick, Minna Silva, Thay Freitas, Mama Quilla, Zoca, Matinno, dentre outros.
É a fé, a arte e a devoção de mãos dadas, por um Círio mais colorido, criativo e inspirador!