Cinema LGBTQIAPN+ em foco: Cine NINJA marca presença na 31ª edição do Festival Mix Brasil
O circuito brasileiro de festivais de cinema segue a todo o vapor! E chegando à sua 31ª edição, o Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade ocupa diversos espaços culturais da cidade de São Paulo, em programação gratuita que vai de 8 a 19 de novembro.
O circuito brasileiro de festivais de cinema segue a todo o vapor! E chegando à sua 31ª edição, o Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade ocupa diversos espaços culturais da cidade de São Paulo, em programação gratuita que vai de 8 a 19 de novembro. E a Cine NINJA estará presente para acompanhar as principais atrações deste, que é considerado o maior festival LGBTQIAPN+ da América Latina.
Com o tema “A Gente Nunca Foi Tão Mix”, a edição de 2023 do festival conta com mais mais de 100 filmes de 35 países diferentes, incluindo obras já aclamadas mundo afora, com passagens nos principais eventos cinematográficos, como os festivais de Cannes, Veneza, Berlim e San Sebastian.
Outro destaque na programação é a homenagem merecidíssima à atriz Renata Carvalho, nome de destaque na luta por acesso e visibilidade de pessoas trans e travestis nas telas e nos palcos. Diretora, dramaturga e ativista, Renata soma sucessos na televisão, cinema e no teatro, como a peça “Manifesto Transpofágico”, que já percorreu o Brasil e outros países, além dos filmes “Vento Seco”, “Os Primeiro Soldados” e “Para Onde Voam as Feiticeiras”.
“Num momento em que a individualidade e os conflitos avançam, o Mix Brasil representa um tributo à força da pluralidade e à riqueza das narrativas da nossa comunidade. ‘A Gente Nunca Foi Tão Mix’ não é apenas um tema, é uma afirmação de que, apesar dos pesares, e também por causa deles, a gente pode construir um presente e um futuro onde gavetas, armários e estereótipos deixam de fazer sentido”, diz trecho da carta de apresentação assinada por André Fischer, diretor artístico e curador transmídia do Mix Brasil.
A Cine NINJA vem de uma leva efervescente de festivais e mostras de cinema, tendo passado recentemente pelo Festival de Cinema de Vitória, pela CineBH/Brasil CineMundi, e pelo Festival do Rio.